Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16900
Tipo do documento: Artigo
Título: A tecnologia do motor elétrico para o ensino de eletromagnetismo numa abordagem problematizadora
Título(s) alternativo(s): The electric motor technology in the teaching of electromagnetism in a problem-posing approach
Autor: Pires, Cristina Fátima de Jesus Silva
Ferrari, Paulo Celso
Queiroz, José Rildo de Oliveira
Resumo: Neste trabalho discutimos o desenvolvimento de aulas dialógicas e problematizadas por meio de um objeto tecnológico com o objetivo de investigar suas contribuições para o ensino de Eletromagnetismo. Para tanto desenvolvemos a estratégia dos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos resultados foram obtidos da análise de conteúdo de um diário de campo e das respostas a um questionário com questões abertas. Concluímos que o objeto tecnológico com abordagem problematizadora mobiliza a curiosidade epistemológica, promove o estabelecimento do diálogo, revela o aspecto aplicado do conhecimento científico e facilita a compreensão conceitual.
Abstract: We discuss the development of dialogical and problem-posing lessons by a technological object in order to investigate its contributions to the teaching of Electromagnetism. Therefore we developed the strategy of the three pedagogical moments: initial problem-posing, knowledge organization and knowledge application. The research was conducted with students of the 3rd year of high school from a private school. This is a qualitative research whose results were obtained from the content analysis of a diary and answers to a questionnaire with open questions. We conclude that the technological object with problem-posing approach mobilizes epistemological curiosity, promotes the dialogue establishment, reveals the applied aspect of scientific knowledge and facilitates conceptual understanding.
Palavras-chave: Equipamento gerador
Eletromagnetismo
Problematização
Generating equipment
Electromagnetism
Problem-posing
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Física - IF (RG)
Citação: PIRES, Cristina Fátima de Jesus Silva; FERRARI, Paulo Celso; QUEIROZ, José Rildo de Oliveira. A tecnologia do motor elétrico para o ensino de eletromagnetismo numa abordagem problematizadora. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 6, n. 3, p. 29-45, set./dez. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.3895/S1982-873X2013000300003
Identificador do documento: 10.3895/S1982-873X2013000300003
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16900
Data de publicação: Dez-2013
Aparece nas coleções:IF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cristina Fátima de Jesus Silva Pires - 2013.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons