Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16910
Tipo do documento: Artigo
Título: O impacto do ensino de farmácia hospitalar no hospital veterinário da Universidade Federal de Goiás
Título(s) alternativo(s): The impact of hospital pharmacy teaching in the veterinary hospital of the Universidade Federal de Goiás
El impacto de la enseñanza de farmacia hospitalar en el hospital veterinario de la Universidad Federal de Goiás
Autor: Fonseca, Beatriz Cristina de Oliveira
Martins, Marcelo Rodrigues
Zorzin, Leila Crystina Dias
Lopes, Flavio Marques
Cunha, Paulo Henrique Jorge da
Dewulf, Nathalie de Lourdes Souza
Resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar os impactos do estágio de Farmácia Hospitalar desenvolvido pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF/UFG) no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (HV/EVZ/UFG), tanto na formação acadêmica dos estagiários, quanto nos serviços da unidade. Trata-se de um relato de experiência da atuação e das atividades propostas pelos alunos da FF/UFG ao HV/EVZ/UFG, supervisionados pelo farmacêutico da unidade e orientados pelo docente responsável pela disciplina, como forma de avaliação do estágio em farmácia hospitalar. Os principais temas propostos foram relacionados à implementação de ações de esterilização e limpeza, ações de farmacovigilância, sistema de padronização e distribuição de medicamentos. A receptividade na aceitação das propostas apresentadas resultou em impactos positivos ao HV/EVZ/UFG, como a promoção do uso racional de medicamentos, o monitoramento do controle de qualidade e a redução de problemas relacionados a medicamentos. Além disso, possibilitou aos alunos atender aos objetivos da disciplina e ainda obterem experiência com o uso de medicamentos veterinários. Conclui-se, portanto, que a experiência proporcionou impactos positivos tanto para os alunos da disciplina de farmácia hospitalar da FF/ UFG como para o HV/EVZ/UFG.
Abstract: The aim of this study was to show the impacts of the Hospital Pharmacy internship developed by the Faculdade de Farmácia of Universidade Federal de Goiás (FF/UFG) at the Hospital Veterinário of the Escola de Veterinária e Zootecnia of the Universidade Federal de Goiás (HV/EVZ/UFG), both in the academic training of students and in the services of the unit. This was an experience report of the role and activities proposed by the students of the FF/UFG to the HV/EVZ/UFG, supervised by the pharmacist of the unit and guided by the teacher responsible for the discipline, as a form of evaluation of the internship of hospital pharmacy. The main activities proposed were related to the implementation of sterilization and cleaning actions, pharmacovigilance actions, standardization system and distribution of drugs. The acceptance of these activities resulted in positive impacts to HV/EVZ/UFG, such as the promotion of the rational use of drugs, the monitoring of quality control and the reduction of drug related problems. Furthermore, it allowed the students to meet the objectives of the course and get experience with the use of veterinary drugs. Thus, we concluded that the internship provided positive impacts both for the students of the hospital pharmacy discipline of the FF/UFG and the HV/EVZ/UFG.
El presente estudio tuvo el objetivo de presentar el impacto de las prácticas pre-profesionales del curso de Farmacia Hospitalar desarrollado por la Facultad de Farmacia de la Universidad Federal de Goiás (FF/UFG), en el Hospital Veterinario de la Escuela de Veterinaria y Zootecnia de la Universidad Federal de Goiás (HV/EVZ/UFG), tanto en la formación académica de los alumnos, como en los servicios de la unidad. Se trata del relato de experiencias de acción y de actividades propuestas por los alumnos de la Facultad de Farmacia (FF/UFG) en el Hospital Veterinario (HV/EVZ/UFG), bajo supervisión del farmacéutico de la unidad y orientados por el docente responsable del curso, como forma de evaluación de las prácticas pre-profesionales de Farmacia Hospitalar. Los principales temas propuestos fueron relacionados a la implementación de acciones de esterilización y limpieza, acciones de farmacovigilancia, sistemas de padronización y distribución de medicamentos. La aceptación de las propuestas sugeridas impactó positivamente el trabajo realizado en el Hospital Veterinario (HV/EVZ/UFG), en el sentido de promover el uso racional de medicamentos, monitorear el área de control de calidad y reducir problemas relacionados a medicamentos. Además de eso, brindó la posibilidad de que los alumnos cumplan con los objetivos del curso y adquieran experiencia em relación al uso de medicamentos veterinarios. Por lo tanto, podemos concluir que las prácticas pre-profesionales de Farmacia Hospitalaria en un Hospital Veterinario presentaron un impacto positivo, tanto para los alumnos de la FF/UFG, como para el hospital (HV/EVZ/UFG).
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Farmacovigilância
Medicamentos veterinários
Pharmaceutical services
Pharmacovigilance
Veterinary drugs
Asistencia farmacéutica
País: Brasil
Instituição: Flávio Marques Lopes
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia - (FF)
Citação: FONSECA, Beatriz Cristina de Oliveira; MARTINS, Marcelo Rodrigues; ZORZIN, Leila Crystina Dias; LOPES, Flavio Marques; CUNHA, Paulo Henrique Jorge da; DEWULF, Nathalie de Lourdes Souza. O impacto do ensino de farmácia hospitalar no hospital veterinário da Universidade Federal de Goiás. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 60-64, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/REF/article/view/46023/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ref.v14i2.46023
Identificador do documento: 10.5216/ref.v14i2.46023
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16910
Data de publicação: Jun-2017
Aparece nas coleções:FF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Beatriz Cristina de Oliveira Fonseca - 2017.pdf74,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons