Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16948
Tipo do documento: Artigo
Título: O Estádio Serra Dourada como espaço não formal de educação: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The saw stadium as golden space no formal education: possibilities and contributions to the process of teaching and learning
Autor: Ramos, Gabriela Camargo
Ribeiro, José Pedro Machado
Resumo: As reflexões e leituras realizadas na disciplina de Ensino de Ciências e Matemática em Espaços Não Formais do programa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás foram motivadoras para a propositura da investigação acerca da educação não formal no estádio de futebol Serra Dourada, cidade de Goiânia-GO, substanciando assim a produção deste artigo. Tem como propósito refletir sobre possibilidades de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas em um espaço não formal. Propõe, também, compreender e analisar as potencialidades que o referido espaço não formal pode oferecer ao professor na construção de conhecimentos curriculares e não curriculares. O material foi obtido por meio de visitas ao estádio, tendo como interlocutor um funcionário, que na condição de guia forneceu significativas informações acerca do espaço, seu histórico e suas especificidades físicas. A investigação propiciou a percepção do estádio de futebol como um espaço de educação não formal rico em elementos que podem oportunizar ao professor da Educação Básica desenvolver atividades interdisciplinares, por meio de temas geradores provenientes das instalações presentes no estádio. Os resultados apontam que esse espaço oferece contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem, oportunizando condições e possibilidades de desenvolver práticas problematizadoras, as quais desafiam os educandos e os convidam a pensar, refletir e transformar a realidade vivenciada.
Abstract: The reflections and readings taken in the discipline of Mathematics and Sciences Education in non-formal places of the master's program in Education in Sciences and Mathematics of Universidade Federal de Goiás were motivating for conceiving the investigation about the non-formal education at the soccer stadium Serra Dourada, substanciating the working up of this article. It's purpose is to speculate about the variaty of educational activities that can be developed in a non-formal place. Proposes, also, to number and understand the potencials that the room mencioned can offer to the teachers on the construction of curriculars knowledges and non-curriculars. The material was colected by visits to the stadium, guied by an employee, that gave signifcant informations about the place, it's history and physical specificities. The investigation led to the perception of the stadium as a room of non-formal education rich in elements that can allow the teacher of Basics Education to develop interdisciplinarys activits, through themes derived from the stadium facilities. The results point that this place offers significant contributions to the teaching process and learning, engendering conditions and opportunities to cultivate problem-based practices, wich challenges the students and invite them to think, reflect and transforme the experienced reality.
Palavras-chave: Educação não formal
Ensino interdisciplinar
Formação de professores
Prática problematizadora
Non-formal education
Interdisciplinary education
Teacher training
Problem-based practice
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: RAMOS Gabriela Camargo; RIBEIRO, José Pedro Machado. O Estádio Serra Dourada como espaço não formal de educação: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 11, n. 20, p. 870-882, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16948
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Gabriela Camargo Ramos - 2015.pdf320,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons