Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17035
Tipo do documento: Artigo
Título: Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia: a questão dos projetos
Título(s) alternativo(s): Alternative methods in biology teachers training: the issue of projects
Autor: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Favetta, Leda Rodrigues de Assis
Resumo: As modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências, em um curso de Ciências Biológicas. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores ‒ alunos da disciplina ‒ em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica versus possibilidade prática” presente no discurso dos alunos, no início da disciplina.
Abstract: The didactic modalities are strategies of teaching and learning. A type of didactics modalities method used in teaching science and biology are the Education Projects. The work presented is a research-action with the objective to discuss the use of the modality “projects” during the lessons of Didactics of Sciences, in a course in Biological Sciences. The choice of this modality was determined based on the questions and uncertainties of the future teachers ‒ students of the discipline ‒ in relation of using of this modality into their classes after graduation. The dynamics of the activity was divided into: a) Selection of the problem; b) Preparation of work plan; c) Implementation of the plan. The pedagogical experience was conducted between 2009 and 2010. The results indicated the possibility of working with this modality in biology and science classes, demystifying the dichotomy between “theoretical possibilities against practical possibility” in the speech of students at the beginning of the discipline.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de biologia
Modalidades didáticas
Projetos
Teachers training
Teaching biology
Teaching methods
Projects
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; FAVETTA, Leda Rodrigues de Assis. Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia: a questão dos projetos. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 31, p. 181-190, maio/ago. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5585/EccoS.n31.3079
Identificador do documento: 10.5585/EccoS.n31.3079
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17035
Data de publicação: Ago-2013
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Simone Sendin Moreira Guimarães - 2013.pdf329,95 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons