Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17119
Tipo do documento: Artigo
Título: Opinião dos participantes sobre as atividades científicas ministradas no 3o Congresso Goiano de Odontopediatria, 2009
Título(s) alternativo(s): An attempt to evaluate participants’ opinions of scientific activities carried out during the 3rd Goiás Pediatric Dentistry Congress, 2009
Autor: Castro, Anelise Daher Vaz
Vieira, Liliani Aires Candido
Costa, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da
Resumo: Objetivo: Descrever o método de avaliação e apresentar as opiniões dos parti cipantes sobre as ati vidades cientí fi cas ministradas durante o 3o Congresso Goiano de Odontopediatria. Método: Os 189 parti cipantes recebiam, ao entrarem na sala do evento, um formulário que consisti a em: avaliação geral do período (questões fechadas), avaliação de cada ati vidade cientí fi ca (questões fechadas) e comentário livre. As questões fechadas eram respondidas segundo a escala: “5 – Excelente”, “4 – Muito bom, “3 – Bom”, “2 – Razoável”, “1 – Ruim”. Frequências absolutas e relati vas foram calculadas para as questões da avaliação geral dos períodos. Para a avaliação das ati vidades cientí fi cas específi cas, calculou-se as médias obti das a parti r dos escores mínimo e máximo, calculados a parti r do número de questões (3 ou 4) e dos valores da escala (1 a 5). Os comentários livres foram categorizados em favoráveis e desfavoráveis, e divididos em grupos de temas abordados. Resultados: A análise de 209 formulários demonstrou que 96% a 98% dos respondentes manifestaram opiniões variando de “bom” a “excelente” para os períodos. As ati vidades cientí fi cas específi cas alcançaram, em média, 13,2 a 13,8 pontos (máximo possível 15), ou 14,5 a 19,0 para aquelas com escore total possível de 20 pontos. Observaram-se 24 comentários livres favoráveis e 33 desfavoráveis. Conclusão: Os respondentes demonstraram opinião favorável sobre as ati vidades cientí fi cas ministradas no evento. O método de avaliação deve ser aprimorado para que outros encontros cientí fi cos possam, sistemati camente, mensurar quanti - qualitati vamente a opinião dos parti cipantes.
Abstract: Objective: To describe a method of evaluati on and present parti cipants’ opinions of scienti fi c acti viti es taking place during the 3rd Goiás Pediatric Denti stry Congress. Method: At they entered each session, the 189 parti cipants received a form containing closed questi ons for a general evaluati on of the session and of each scienti fi c acti vity and a place for spontaneous comments. Scores on the scale used to answer the closed questi ons were “5- Excellent”, “4 – Very good”, “3 – Good”, “2 – Fair” and “1 – Poor”. Absolute and relati ve frequencies were calculated for the general session evaluati on questi ons. To evaluate the specifi c scienti fi c acti viti es, the means obtained from minimum and maximum scores were calculated on the basis of the number of questi ons (3 or 4) and the scale values (1 to 5). The spontaneous comments were categorize as favorable or unfavorable and divided into topic groups. Results: Analysis of 209 forms revealed that 96% to 98% of respondents found the sessions “good” or “excellent”. The specifi c scienti fi c acti viti es averaged 13.2 to 13.8 points (maximum 15) or 14.5 to 19.0 points for those with a total possible score of 20 points. There were 24 favorable and 33 unfavorable comments Conclusion: The respondents gave a favorable opinion about the scienti fi c acti viti es carried out during the event. The evaluati on method needs to be improved so that other scienti fi c meeti ngs can quanti tati vely measure the parti cipants’ opinions.
Palavras-chave: Estudos de avaliação
Instrumentos
Avaliação institucional
Evaluati on studies
Institutional evaluation
Instruments
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Odontologia - FO (RG)
Citação: CASTRO, Anelise Daher Vaz; VIEIRA, Liliani Aires Candido; COSTA, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da. Opinião dos participantes sobre as atividades científicas ministradas no 3o Congresso Goiano de Odontopediatria, 2009. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada,Campina Grande, v. 6, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17119
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:FM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anelise Daher Vaz Castro - 2009.pdf621,35 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons