Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17244
Tipo do documento: TCC
Título: As histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The comics in the teaching-learning process
Autor: Fagundes, Natascha da Costa
Primeiro orientador: Santos, Andréa Pereira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Andréa Pereira dos
Ramos, Rubem Borges Teixeira
Jesus, Filipe Reis Dias de
Resumo: Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho é mostrado como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensinoaprendizagem dentro das salas de aula no Brasil. Nesse sentido, nosso objetivo de demonstrar o uso das histórias em quadrinhos nas práticas pedagógicas em salas de aula brasileiras. Para se chegar a esse objetivo foi feito uma pesquisa quantitativa e qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico. A escolha para um levantamento bibliográfico foi motivada pelo fato de que esse levantamento possa ser usado futuramente por pessoas interessadas no assunto. Os resultados obtidos da pesquisa em diversos repositórios se mostraram satisfatórios dentro do tema proposto, mostrando que o uso de histórias em quadrinhos dentro das salas de aulas como material pedagógico pode vir a ser uma excelente ferramenta para o processo de ensinoaprendizagem em diversas áreas do conhecimento, não somente dentro da área educacional.
Abstract: With the current visibility of comics in the media, this work is shown how this type of reading can influence, assist and contribute to the teaching-learning process within the classrooms in Brazil. In this sense, our goal is to demonstrate the use of comics in pedagogical practices in Brazilian classrooms. In order to reach this goal a quantitative and qualitative research was done, based on a bibliographical survey. The choice for a bibliographic survey was motivated by the fact that this survey can be used in the future by people interested in the subject. The results obtained from the research in several repositories have proved to be satisfactory within the proposed theme, showing that the use of comics within the classroom as pedagogical material can be an excellent tool for the teaching-learning process in several areas of the knowledge, not only within the educational area.
Palavras-chave: História em quadrinhos
Ensino-aprendizagem
Levantamento bibliográfico
Comic
Teaching-learning
Bibliographic survey
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: FAGUNDES, Natascha da Costa. As histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17244
Data de publicação: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Natascha da Costa Fagundes - 2018.pdf807,32 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons