Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17282
Tipo do documento: Artigo
Título: Processos de recontextualização nas aulas de Geografia
Título(s) alternativo(s): Recontextualization processes in Geography classes
Procesos de recontextualización en las clases de Geografía
Autor: Rosa, Claudia do Carmo
Souza, Vanilton Camilo de
Resumo: Este artigo tem como enfoque central discutir os fundamentos didático-pedagógicos da Geografia Escolar que se recontextualizam no conjunto da prática pedagógica por meio dos conteúdos geográficos. Nesse intento, tecer-se-á considerações basilares acerca da teoria de Basil Bernstein, com destaque para o conceito de recontextualização, tendo por base o modelo do discurso pedagógico. Na sequência, apresentaremos uma discussão sobre o papel dos temas e conteúdos do ensino de Geografia utilizando situações da prática pedagógica no processo de construção de discursos pedagógicos na Geografia Escolar. No contexto da prática docente do professor de Geografia, será evidenciado o conteúdo “Migração”, com o objetivo de compreender os processos recontextualizadores nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, anos finais. Os dados empíricos a serem apresentados são parte da pesquisa de tese intitulada Professores Iniciantes de Geografia: Processos de Recontextualização da Formação Inicial no Contexto da Prática Docente. Os resultados apontaram para processos de recontextualização que evidenciam potencialidades docentes relativas à Didática da Geografia e as fragilidades relativas aos conteúdos geográficos.
Abstract: This essay has as its main focus the discussion about didactic and pedagogic foundations of school geography that are recontextualized in pedagogical practice through geographical concepts. In this intent, basilar considerations upon Basin Bernstein theory are made with highlight to recontextualization’s concept, based on pedagogical discourse model. Subsequently, it follows a discussion about the role of themes and concepts in geography’s teaching using situations of pedagogical practice in the process of pedagogical discourse construction at school geography. In an educational context of geography teacher, ‘Migration’ concept is evidenced with the goal of comprehending recontextualizing processes at geography classes on the later years of primary school. Empirical data presented is part of a thesis research titled ‘Initial geography teachers: recontextualizing processes on early formation at educational practice contexts’. The results points out to recontextualizing processes that evidences teaching potentialities regarding geographic didactic and fragilities concerning geographical concepts.
Este artículo tiene como enfoque central discutir los fundamentos didáctico-pedagógicos de la Geografía Escolar que se recontextualizan en el conjunto de la práctica pedagógica por medio de los contenidos geográficos. En ese intento, se tejen consideraciones basilares acerca de la teoría de Basil Bernstein, con destaque para el concepto de recontextualización, teniendo como base el modelo del discurso pedagógico. Posteriormente, presentaremos una discusión sobre el papel de los temas y contenidos de la enseñanza de Geografía utilizando situaciones de la práctica pedagógica en el proceso de construcción de discursos pedagógicos en la Geografía Escolar. En el contexto de la práctica docente del profesor de Geografía, se evidenciará el contenido "Migración", con el objetivo de comprender los procesos recontextualizadores en las clases de Geografía de la Enseñanza Fundamental, años finales. Los datos empíricos a ser presentados son parte de la investigación de tesis titulada Profesores Iniciantes de Geografía: Procesos de Recontextualización de la Formación Inicial en el Contexto de la Práctica Docente. Los resultados apuntaron a procesos de recontextualización que evidencian potencialidades docentes relativas a la Didáctica de la Geografía y las fragilidades relativas a los contenidos geográficos.
Palavras-chave: Teoria de Bernstein
Ensino de geografia
Recontextualização
Bernstein’s theory
Geography’s teaching
Recontextualization
Enseñanza de geografía
Recontextualización
País: Brasil
Instituição: Denis Castilho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) - RG
Citação: ROSA, Claudia do Carmo; SOUZA, Vanilton Camilo de. Processos de recontextualização nas aulas de Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 117-136, set./dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/55066/32760>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ag.v12i3.55066
Identificador do documento: 10.5216/ag.v12i3.55066
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17282
Data de publicação: Dez-2018
Aparece nas coleções:IESA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Claudia do Carmo Rosa -2018.pdf435,41 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons