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Tipo do documento: Artigo
Título: Perspectivas e possibilidades do ensino interdisciplinar nas escolas do campo
Título(s) alternativo(s): Perspectivas y posibilidades de la enseñanza interdisciplinar en las escuelas del campo
Perspectives and possibilities of interdisciplinary teaching in country schools
Autor: Jesus, José Novais de
Souza, Edevaldo Aparecido
Resumo: A Educação é uma atividade importante para a formação da sociedade, urbana e rural, no entanto, há muito têm se estabelecido condições subalternas ao campo no que diz respeito a atividades tradicionais e, nessa linha de pensamento, a educação nas escolas rurais deu-se, por muitas décadas, a partir de parâmetros urbanos. Na Educação formal, para o espaço rural, há uma naturalização dos impactos ambientais e das desigualdades sociais, cujo objetivo denota a naturalização da desconstrução do saber tradicional e das práticas socioeducativas camponesas. Por conta dessas estratégias ideologizantes, os movimentos sociais do campo constroem propostas pedagógicas estabelecendo os camponeses como protagonistas do ensino/aprendizagem a partir da proposta da Educação do Campo, que se alicerça em pedagogias libertadoras como a da alternância. Também é necessário que a proposta pedagógica seja interdisciplinar, no sentido de que todas as disciplinas trabalhem os seus conteúdos específicos a partir da realidade dos protagonistas. Assim, os alunos constroem o saber a partir das suas experiências.
Abstract: Education is an important activity for making a society, urban and rural. However, there have been subaltern conditions in the country regarding traditional activities. Following this line of reasoning, education in rural schools have been performed from an urban standpoint for several decades. Concerning rural space formal education, one might see a naturalization of environmental impacts and social traditional knowledge and peasant-related social educational practices. Due to such ideologizing strategies, social movements in the country develop pedagogical proposals establishing peasants as protagonists of teaching and learning based on the Education in the Country proposal, which stems to freeing pedagogies such as the Alternance Pedagogy. It is also necessary to promote an interdisciplinary pedagogical proposal, aiming at pooling disciplines so as to deal with specific content having protagonists’ reality as a starting point. Thus, students build their knowledge from their experience.
La Educación es una actividad importante para la formación de la sociedad, urbana y rural, sin embargo hace mucho se han establecido condiciones subalternas al campo a respeto a atividades tradicionales y, así, la educación en las escuelas rurales ocurre, por muchas décadas, a partir de parámetros urbanos. En la Educación formal, para el espacio rural, hay una naturalización de los impactos ambientales y de las desigualdades sociales cuyo objetivo denota la naturalización de la desconstrucción del saber tradicional y de las prácticas socioeducativas campesinas. A causa de esas estrategias ideologizantes, los movimientos sociales del campo construyen propuestas pedagógicas estableciendo los campesinos como protagonistas de la enseñanza/aprendizaje a partir de la propuesta de la Educación del Campo, que se basa en pedagogías libertadoras como la da alternancia. También es necesario que la propuesta pedagógica sea interdisciplinar, para que todas las disciplinas trabajen sus contenidos específicos a partir de la realidad de los protagonistas. Así, los alumnos construyen el saber a partir de sus experiencias.
Palavras-chave: Educação do campo
Ensino interdisciplinar
Camponeses
Education
Country
Interdisciplinary teaching
Peasants
Educación
Campo
Enseñanza interdisciplinar
Campesinos
País: Brasil
Instituição: Denis Castilho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) - RG
Citação: JESUS, José Novais de; SOUZA, Edevaldo Aparecido. Perspectivas e possibilidades do ensino interdisciplinar nas escolas do campo. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 237-252, abr. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/47049/25984>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ag.v12i1.47049
Identificador do documento: 10.5216/ag.v12i1.47049
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17287
Data de publicação: Abr-2018
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