Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17292
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na geografia
Título(s) alternativo(s): The teaching of place: reflections on the concept of place in geography
La enseñanza del lugar: reflexiones acerca del concepto de lugar en la geografía
Autor: Azevedo, Mariângela Oliveira de
Olanda, Elson Rodrigues
Resumo: O presente trabalho origina-se da dissertação de mestrado intitulada O ensino do lugar e o lugar do ensino: o conceito de lugar geográfico como dimensão de uma educação emancipadora no Ciclo II do Ensino Fundamental. O artigo que aqui propomos, intitulado “O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia”, tem por base o capítulo 2 da referida dissertação. Neste trabalho, buscamos realizar uma reflexão específica a respeito do conceito de lugar em Geografia, apresentando diferentes concepções teóricas, especialmente nas linhas crítica e humanística, suas significações científicas e aplicações cotidianas ao ensino de Geografia no Ciclo II do Ensino Fundamental. Ainda, abordamos a relação dialética entre o lugar e o mundo em uma perspectiva multiescalar, imersa no processo de globalização econômica atual. Com isso, intentamos delinear as discussões sobre o lugar geográfico na Geografia acadêmica e na Geografia escolar, identificando e analisando as bases teóricas que nos ancoraram na reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula.
Abstract: This paper originates from Chapter 2 of the masters dissertation entitled O Ensino do Lugar e o Lugar do Ensino: o conceito de lugar geográfico como dimensão de uma educação emancipadora no Ciclo II do Ensino Fundamental [“The Teaching of Place and the Place of Teaching: The Concept of Geographic Place as Part of an Emancipatory Education in Cycle 2 of Brazil’s Elementary School”]. It presents an in-depth analysis of the concept of place in geography, including various theoretical perspectives (particularly the critical and humanistic approaches) and the concept’s scientific meanings and daily applications in Geography teaching in Cycle 2 of Brazil’s elementary school. Furthermore, this paper addresses the dialectic relation between place and world from a multiscale approach, immersed in present-day economic globalization. Its aim is to shed light on debates concerning the geographic place in both academic and school-based geography, hence identifying and analysing the theoretical foundations required to foster reflections on pedagogical classroom practices.
Este trabajo se origina de la tesis de maestría titulada La enseñanza del Lugar y el Lugar de la Enseñanza: el concepto de lugar geográfico como dimensión de una educación emancipadora en el Ciclo II de la Enseñanza Básica. El artículo que proponemos, La enseñanza del lugar: reflexiones acerca del concepto de lugar en la Geografía, se fundamenta en el capítulo II de dicha tesis. En el trabajo, buscamos realizar una reflexión específica del concepto de lugar en Geografía, presentando distintas concepciones teóricas, en especial en las líneas crítica y humanística, sus significaciones científicas y aplicaciones cotidianas en la enseñanza de Geografía en el Ciclo II de la Enseñanza Básica, correspondiente a los 4º, 5º y 6º grados; y enfocamos la relación dialéctica entre el lugar y el mundo en una perspectiva multiescalar, inmersa en el proceso de globalización económica actual. Con ello, intentamos delinear las discusiones sobre el lugar geográfico en la Geografía académica y en Geografía escolar, identificando y analizando las bases teóricas que nos sostuvieron en la reflexión sobre la práctica pedagógica en el aula.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Lugar
Ciclo II
Geography teaching
Place
Cycle 2
Enseñanza de geografía
País: Brasil
Instituição: Denis Castilho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) - RG
Citação: AZEVEDO, Mariângela Oliveira de; OLANDA, Elson Rodrigues. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 136-156, dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/57540/32762>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ag.v12i3.57540
Identificador do documento: 10.5216/ag.v12i3.57540
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17292
Data de publicação: Dez-2018
Aparece nas coleções:IESA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Mariângela Oliveira de Azevedo - 2018.pdf404,06 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons