Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17343
Tipo do documento: Artigo
Título: Diagnóstico dos produtores orgânicos da feira agroecológica do Mercado Municipal de Goiânia-GO
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of organic producers on agroecological Open Market of Goiânia-GO
Autor: Morais, Fernando Ferrari de
Oliveira, Luiza Helena Monteiro Borba de
Silveira, Marina Aparecida da
Camargo, Ricardo de Siqueira
Caliari, Márcio
Resumo: Agricultura orgânica é entendida como prática sustentável da agricultura, com manejo da produção minimamente ofensivo ao meio ambiente. Buscou-se neste trabalho identificar as práticas e motivações dos feirantes de produtos orgânicos em Goiânia. Foi realizado um censo com os comerciantes desta feira, utilizando questionários semi-estruturados, de onde foi extraído que todos os feirantes que comercializam produtos de origem vegetal in natura orgânicos possuem certificação pelo IBD, o mesmo não ocorrendo com produtos de origem animal ou produtos processados. Foi constatado também que a principal motivação para a prática de agricultura orgânica é a preocupação com a saúde, o que acaba sendo um atrativo para consumidores, que se tornaram fieis, e mantém o funcionamento do mercado de orgânicos em Goiânia, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelos feirantes.
Abstract: Organic agriculture is understood as a sustainable agriculture practice, with minimal offensive interference on the environment. We sought to identify in this work practices and motivations of organic products marketers in Goiania. A census with traders this open market, using semi-structured questionnaires, from which it was extracted that all marketers who sell products of plant origin in nature have certification on organic agriculture by the IBD, which did not occur with animal products or processed products. It was also found that the main motivation for the practice of organic agriculture is a health concern, which ends up being a draw for consumers, who have become loyal, and maintains the operation of the organic open market in Goiania, despite the difficulties faced by marketers.
Palavras-chave: Produção orgânica
Dificuldades de produção
Saúde do consumidor
Organic production
Production difficulties
Consumer's health
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia e de Engenharia de Alimentos - EA (RG)
Citação: MORAIS, Fernando Ferrari de et al. Diagnóstico dos produtores orgânicos da feira agroecológica do Mercado Municipal de Goiânia-GO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 8, n. 3, p. 70-77, jul./set. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17343
Data de publicação: Set-2013
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Fernando Ferrari de Morais - 2013.pdf375,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons