Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17345
Tipo do documento: Artigo
Título: Perfil dos consumidores de produtos orgânicos da feira agroecológica do Mercado Municipal de Goiânia-GO
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of organic products consumers of municipal agroecological Open Market of Goiânia-GO
Autor: Morais, Fernando Ferrari de
Silveira, Marina Aparecida da
Oliveira, Luiza Helena Monteiro Borba de
Camargo, Ricardo de Siqueira
Caliari, Márcio
Resumo: O presente trabalho analisa e discute o perfil do consumidor de produtos orgânicos da Feira Agroecológica do Mercado Municipal de Goiânia. Utilizou-se como ferramenta de pesquisa um questionário semiestruturado. Os principais resultados observados foram: a preocupação quanto à saúde e a qualidade de vida pessoal e dos familiares; esses consumidores estão dispostos a pagar mais caro pelos produtos orgânicos certificados e também que o perfil cultural e socioeconômico desses consumidores é mais elevado do que a média nacional, pois, 84% dos entrevistados possuem curso superior com algum tipo de especialização. Foi possível concluir que a relação com a alimentação orgânica se deve à preocupação com a saúde e qualidade de vida.
Abstract: The present work analyses and discuss the profile of organic products consumer of agroecological open market in the Goiania’s Municipal Market. The research tool used was a semi-structured survey. The main results were: concern about the family health and quality of life, these consumers are willing to pay more for certified organic products and also the cultural and socioeconomic profile of these consumers is higher than the national average, considering that 84% of respondents have college education with some sort of specialized education. It was concluded that the relation with organic food is due to concerns about health and life quality.
Palavras-chave: Produção orgânica
Consumo
Saúde do consumidor
Organic production
Consumption
Health
Diagnostic
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia e de Engenharia de Alimentos - EA (RG)
Citação: MORAIS, Fernando Ferrari de eta al. Perfil dos consumidores de produtos orgânicos da feira agroecológica do Mercado Municipal de Goiânia-GO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 7, n. 4, p. 64-70, out./dez. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17345
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Fernando Ferrari de Morais - 2012.pdf247,92 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons