Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17437
Tipo do documento: Artigo
Título: Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos
Título(s) alternativo(s): Emotions of students involved in cases of bullying
Emociones de los estudiantes que participan em situaciones de acoso escolar
Autor: Sampaio, Julliane Messias Cordeiro
Santos, Gabriela Valente
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Silva, Jorge Luiz da
Medeiros, Marcelo
Silva, Marta Angélica Iossi
Resumo: Este artigo objetivou estimar a prevalência de bullying escolar e identificar as emoções dos estudantes envolvidos. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, desenvolvido mediante a aplicação de um questionário em 232 estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental de uma escola pública. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a grande quantidade de participação dos estudantes investigados em atos de bullying (39,6%), dos quais 22,2% eram vítimas e 17,4% agressores. A raiva foi a emoção prevalentemente experimentada pelas vítimas durante as agressões que sofriam. Já os agressores, em sua maioria, relataram que o fato de agredirem seus colegas não gerou emoções. A alta prevalência do bullying, suas características e as consequências negativas por ele acarretadas o configuram em problema de saúde pública. O estudo remete à importância da identificação das emoções associadas à ocorrência do bullying, tema ainda pouco explorado e que pode contribuir na construção do cuidado integral da saúde do escolar.
Abstract: The objective was to estimate the prevalence of school bullying and identify the emotions of students involved. In this cross-sectional and descriptive study, a questionnaire was applied to 232 sixth-grade students of a public school. The results show a large number of students involved in bullying (39.6%): 22.2% were victims and 17.4% were aggressors. Anger was the most frequent emotion experienced by the victims when suffering aggression, while most aggressors reported that no emotions were experienced when abusing their peers. The high prevalence of bullying, its characteristics and the negative consequences that arise make it a public health problem. This study covers the importance of identifying emotions associated with school bullying, a subject seldom explored, which can contribute to the development of integral healthcare delivered to students.
Este estudio tuvo como objetivo estimar la prevalencia del acoso escolar y identificar las emociones de los estudiantes involucrados em su violencia. Se trata de un estudio descriptivo transversal, desarrollado con 232 estudiantes del sexto al noveno año de la escuela primaria en una escuela pública. Entre los resultados, la participación de los estudiantes en intimidación fue de 39,6%, 22,2% eran víctimas y 17,4% eran agresores. La ira es la emoción predominante experimentada por las víctimas. En cuanto a los autores, la mayoría informó que no sintió emociones mientras que la agresión hacia sus compañeros. La alta prevalencia del acoso escolar, sus características y las consecuencias negativas que conlleva lo tiene configurarlo en un problema de salud pública. El estudio apunta a la importancia de identificar las emociones asociadas a la ocurrencia de acoso escolar, aún no exploradas tema que puede ayudar en la construcción de la salud integral de la escuela.
Palavras-chave: Violência
Bullying
Saúde escolar
Ação intersetorial
Violence
School health
Intersectorial action
Violencia
Acoso escolar
Salud escolar
Acción intersectorial
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: SAMPAIO, Julliane Messias Cordeiro; SANTOS, Gabriela Valente; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luiz da; MEDEIROS, Marcelo; SILVA, Marta Angélica Iossi. Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto & Contexto Enfermagem, Santa Catarina, v. 24, n. 2, p. 344-352, abr./jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/0104-07072015003430013
Identificador do documento: 10.1590/0104-07072015003430013
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17437
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Julliane Messias Cordeiro Sampaio - 2015.pdf170,92 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons