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Tipo do documento: Artigo
Título: O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem
Título(s) alternativo(s): The view of teachers on bullying and implications for nursing
La mirada de los profesores sobre el bullying y las implicaciones para la actuación la enfermería
Autor: Silva, Marta Angélica Iossi
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz Oliveira
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Medeiros, Marcelo
Resumo: Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram- se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullying.
Abstract: Objective: To understand school bullying from the perspective of teachers and reflect about the possible actions of the health area when coping with it. The guidelines of the School Health Program of the Ministries of Health and Education were used to reach that purpose. Method: A qualitative study carried out with teachers of a public school in Minas Gerais. Focus groups were used to collect data and the empirical material was decoded from thematic analysis of content, resulting in an analytical category: conceptions and experiences of teachers on bullying. Results: Specific perceptions about the phenomenon and the use of ineffective intervention resources were identified. In the interpretive plan were problematized the health and nursing contributions with resizing the interventions and the continuing training process of teachers. Conclusion: The results point to the construction of intersectoral practices for coping with bullying.
Objetivo: Comprender el bullying escolar desde la perspectiva de los profesores, y reflexionar sobre las posibles acciones del área de salud en su enfrentamiento. Tomando como base los lineamientos del Programa de Salud Escolar, de los Ministerios de Salud y de Educación. Método: Estudio de caso cualitativo realizado con los profesores de una escuela pública en Minas Gerais. Para la recolección de datos se utilizaron grupos focales y el material empírico fue decodificado a partir de la técnica de análisis temático de contenido, dando lugar a una categoría analítica: concepciones y experiencias de los profesores sobre el acoso escolar. Resultados: Se identificaron percepciones específicas sobre el fenómeno y la utilización de recursos ineficaces de intervención. En el plano interpretativo, se problematizaron las contribuciones de la salud y de la enfermería en el redimensionamiento de las intervenciones y en el proceso de formación continua de los profesores. Conclusión: Los resultados apuntan a la construcción de prácticas intersectoriales para el enfrentamiento del bullying.
Palavras-chave: Violência
Escolas
Estudantes
Saúde escolar
Enfermagem
Promoção da saúde
Violence
Schools
Students
School health
Nursing
Health promotion
Violencia
Estudiantes
Salud escolar
Enfermería
Promoción de la salud
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: SILVA, Marta Angélica Iossi; SILVA, Jorge Luiz da; PEREIRA, Beatriz Oliveira; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; MEDEIROS, Marcelo. O olhar de professores sobre o bullying e implicações para a atuação da enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 723-730, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0080-623420140000400021
Identificador do documento: 10.1590/S0080-623420140000400021
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17440
Data de publicação: 2014
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