Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17451
Tipo do documento: Artigo
Título: Uma nova abordagem de ensino para a disciplina de introdução a engenharia de computação
Autor: Hoffmann, Ana Gabriella Freitas
Silva, Bruna Michelly de Oliveira
Santana, Adriano César
Resumo: Este artigo relata o desa o do desenvolvimento de novas ferramentas pedag ogicas, buscando contribuir com outros enfoques para o aprimoramento cont nuo do ensino de gradua c~ao na Engenharia atrav es de atividades pr aticas em laborat orio, em hor arios fora da sala de aula, caracterizando uma nova abordagem para a disciplina de Introdu c~ao a Engenharia de Computa c~ao. Espera-se que os alunos ingressantes tenham maior contato com atividades pr aticas ainda no in cio do curso, bem como a cria c~ao de uma rela c~ao colaborativa entre calouros e veteranos. As tecnologias utilizadas atualmente s~ao a plataforma Arduino c⃝ e o LegoR ⃝ MindstormsR ⃝ de forma ativa e direta em um ambiente agrad avel e prop cio para desenvolvimento do pensamento criativo e trabalho em equipe, tendo as atividades planejadas e executadas pelos alunos monitores da disciplina, sob a supervis~ao do professor respons avel.
Abstract: The continual improvement of the teaching methods employed with Engineering curricula presents singular challenges. This paper describes our work in developing a new approach to the Introduction to Computer Engineering course, using after-class practical lab work sessions. Expected results include both increased familiarity with practical work and senior-freshman mindset of collaboration. A pleasant atmosphere, ripe for developing creative thinking and teamwork is brought about, throughout a series of constructive activities, employing Arduino's c⃝ and LEGOR ⃝ MindstormsR ⃝ . These activities are designed and supervised by student monitors, under the purview of the course professor.
Este art culo relata el desaf o del desarrollo de nuevas herramientas pedag ogicas, buscando contribuir con otros enfoques para la modernizaci on continua de la Ense~nanza en el Pregrado de Ingenier a a trav es de actividades pr acticas en el laboratorio, en horarios fuera del sal on de clases, caracterizando un nuevo enfoque para la disciplina de Introducci on a la Ingenier a de Computaci on. Se espera que los alumnos ingresantes tengan mayor contacto con actividades pr acticas ya en el inicio de la carrera, as como la creaci on de una relaci on colaborativa entre prim paros y veteranos. Las tecnolog as usadas actualmente son las plataformas Arduino c⃝ y LegoR ⃝ MindstormsR ⃝ de forma activa y directa en un ambiente agradable y propicio para el desarrollo del pensamiento creativo y de trabajo en equipo, y en que las actividades son planeadas y ejecutadas por los alumnos monitores de la disciplina, bajo la supervisi on del profesor responsable.
Palavras-chave: Alunos entrantesino
Atividades em laboratório
Ensino na engenharia
Ferramentas pedagógicas
Education in engineering
Incoming students
Laboratory activities
Pedagogical tools
Alumnos ingresantes
Actividades en el laboratorio
Ensenãnza en la Ingeniería
Herramientas pedagógicas
País: Brasil
Instituição: Getúlio Antero de Deus Júnior
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
Citação: HOFFMANN, Ana Gabriella Freitas; SANTANA, Adriano César. Uma nova abordagem de ensino para a disciplina de introdução a engenharia de computação. Revista Eletrônica Engenharia Viva, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 51-58, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/ijaeedu/article/view/37851>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ijaeedu.v3i1.37851
Identificador do documento: 10.5216/ijaeedu.v3i1.37851
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17451
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:EMC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Gabriella Freitas Hoffmann - 2016.pdf358,28 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons