Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17461
Tipo do documento: Artigo
Título: Programa de educação tutorial na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG: as dimensões do trabalho e da formação
Autor: Deus Júnior, Getúlio Antero de
Chaveiro, Eguimar Felício
Resumo: O presente artigo tem como objetivo averiguar o modo pelo qual o Programa de Educação Tutorial (PET/CAPES) se relaciona com a formação e o mundo do trabalho, a partir das experiências desenvolvidas pelo Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Duas questões permeiam as reflexões: Como transformar as atividades do PET em meios e condições para que o petiano tenha sucesso no mercado de trabalho? Como conduzir o bolsista-PET das Engenharias a ultrapassar a barreira da graduação e chegar à pós-graduação? Assim, para elaboração deste artigo, foi feita primeiramente uma reflexão sobre a filosofia do programa para, posteriormente, refletir sobre o mundo do trabalho e sua ligação com a formação. Por fim, organizou-se um questionário que foi aplicado aos ex-petianos e petianos no sentido de subsidiar as reflexões por meio da narrativa de suas experiências com o programa.
Abstract: This paper investigates how the Programa de Educação Tutorial (PET/CAPES, Tutorial Training Program) relates to both professional training and the job market, based on activities developed by the PET – Engenharias (Conexões de Saberes) group, at the Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), Universidade Federal de Goiás (UFG). Two issues are considered: how may PET activities be transformed, to provide the PET participant with a favourable environment and conditions for a successful career, and likewise for concluding undergraduate studies and going on to graduate school. In that context, a reflection upon both the programs underlying philosophy and the relationship between professional and academic life, is presented. The conclusions of that reflection are discussed together with the results of a survey, specifically developed to collect the experiences within the PET program, from ex and current participants.
El presente artículo tiene como objetivo averiguar el modo por el cual el Programa de Educación Tutorial (PET/CAPES) se relaciona con la formación y el mundo de trabajo, a partir de las experiencias desarrolladas por el Grupo PET – Ingenierías (Conexiones de Saberes) de la Escuela de Ingeniería Eléctrica, Mecánica y de Computación (EMC) de la Universidad Federal de Goiás (UFG). Dos preguntas impregnan las siguientes reflexiones: Como transformar las actividades del PET en medios y condiciones para que el “petiano” tenga éxito en el mercado de trabajo? Como conducir al becado- PET de las Ingenierías a ultrapasar la barrera del pregrado y llegar a la pos-graduación? Por tanto, para la elaboración de este artículo, fue realizada primeramente una reflexión sobre la filosofía del programa para, posteriormente, reflexionar sobre el mundo de trabajo y su ligación con la formación. Finalmente, se organizó una encuesta que fue aplicada a los “ex petianos” y “petianos” en el sentido de subsidiar las reflexiones por medio de la narrativa de sus experiencias con el programa.
Palavras-chave: Programa de educação tutorial
Engenharia elétrica
Engenharia mecânica
Engenharia de computação
Conexões de saberes
Tutorial training program
Electrical engineering
Mechanical rngineering
Computing engineering
Connections of knowledge
Programa de educación tutorial,
Ingeniería eléctrica
Ingeniería mecánica
Ingeniería de computación
Conexiones de saberes
País: Brasil
Instituição: Getúlio Antero de Deus Júnior
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação - EMC (RG)
Citação: DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de; CHAVEIRO, Eguimar Felício. Programa de educação tutorial na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG: as dimensões do trabalho e da formação. Revista Eletrônica Engenharia Viva, Goiânia, v. 1, p. 55-72, jan./dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/ijaeedu/article/view/27739>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ijaeedu.v1i1.27739
Identificador do documento: 10.5216/ijaeedu.v1i1.27739
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17461
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:EMC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Getúlio Antero de Deus Júnior - 2014.pdf983,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons