Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17491
Tipo do documento: Artigo
Título: O uso da inovação como estratégia competitiva no mercado de defensivos agrícolas no Brasil
Autor: Beltrão, Tamires Ster de Paula
Scalco, Paulo Roberto
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre inovação e vantagem competitiva e investigar como uma empresa de defensivos agrícolas estabelece suas estratégias competitivas. Para isto, realizou-se uma caracterização da estrutura de mercado, dos sistemas de inovação e das estratégias competitivas da indústria de defensivos agrícolas. Verificou-se que o mercado de defensivos agrícolas no Brasil é fortemente concentrado, com barreiras à entrada bem estabelecidas pelas empresas líderes do mercado, que o processo de inovação da indústria é intensivo em capital e que a comercialização de produtos patenteados é a principal forma de se obter vantagens competitivas no setor. A conclusão do trabalho foi de que a diferenciação obtida pelo processo de inovação permite, às empresas líderes do mercado, desenvolver estratégias sofisticadas de determinação de preços, segmentação de mercado, marketing de clientes e gerenciamento do portfólio de produtos, o que também influencia contundentemente na capacidade de criar e sustentar vantagens competitivas.
Abstract: This work aimed to analyze the relationship between innovation and competitive advantages and to investigate how the agrochemicals companies stablish their competitive strategies. For this, it was performed a characterization of the market structure, of the innovation systems and of the competitive strategies developed by the agrochemical industry. It was found that the agrochemicals market in Brazil is strongly concentrated, with barriers-to-entry well stablished by the market-leading companies, that the innovation process of the industry is capital-intensive and that the commercialization of patented products is the main way of achieving competitive advantages. The conclusion was that the differentiation obtained by the innovation process enables the market-leading companies to develop sophisticated strategies of pricing, market segmentation, costumers marketing and product portfolio management, which also determine strikingly the capacity to create and to sustain competitive advantages.
Palavras-chave: Inovação
Estratégias competitivas
Defensivos agrícolas
Innovation
Competitive strategies
Agrochemicals
País: Brasil
Instituição: Sérgio Fornazier Meyrelles Filho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências econômicas - (FACE)
Citação: BELTRÃO, Tamires Ster de Paula; SCALCO, Paulo Roberto. O uso da inovação como estratégia competitiva no mercado de defensivos agrícolas no Brasil. Revista de Economia do Centro-Oeste, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 2-25, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/reoeste/article/view/41105/21358.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/reoeste.v2i1.41105
Identificador do documento: 10.5216/reoeste.v2i1.41105
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17491
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:FACE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tamires Ster de Paula Beltrão - 2016.pdf593,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons