Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17492
Tipo do documento: Artigo
Título: O teatro como instrumento pedagógico na educação de surdos
Título(s) alternativo(s): Theatre as educational tool in education of deaf people
Teatro como herramienta educativa en la educación de personas sordas
Autor: Vieira, Divino Gomes
Lima, Hildomar José de
Resumo: Por ser uma arte de caráter fortemente visual, que aglutina todas as outras artes e linguagens, o teatro tem grande receptividade nas comunidades surdas e pode ser uma proposta pedagógica eficiente para melhorar o desempenho de alunos surdos e tornar sua educação mais interessante e significativa. O objetivo deste trabalho é trazer reflexões sobre os benefícios do uso do teatro na educação do surdo. A experiência dramática, levada à sala de aula, auxilia o desenvolvimento cognitivo e pode ser avaliada como um percurso, por meio do qual ocorre a transformação da interioridade do aluno surdo e também de sua realidade exterior. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram essenciais as obras de Courtney e Reverbel, no que diz respeito ao teatro e à educação, assim como os textos de Freitas, que desenvolveu pesquisas sobre o teatro e a educação de surdos, apontando a importância das atividades de dramatização teatral, propostas em salas de aula, para motivar as práticas de linguagem escrita em Língua Portuguesa do aluno surdo e a redução dos entraves linguísticos entre surdos e ouvintes.
Abstract: Because it is a strongly visual character of art, which brings together all the other arts and languages, the theater has great receptivity on deaf communities and can be an effective pedagogical approach to improve the performance of deaf students and make her more interesting and meaningful education. The objective of this work is to bring reflections on the benefits of theater use in deaf education. The dramatic experience brought to the classroom aids cognitive development and can be evaluated as a route through which occurs the transformation of the deaf interiority and also your outer reality. To develop this work, it was essential works of Courtney and Reverbel, with regard to the theater and education, as well as the texts of Freitas, author who have developed research on theater and education of the deaf, pointing out the importance of theatrical dramatization activities proposed in classrooms to motivate language practices written in Portuguese language, the deaf student, and the reduction of language barriers between deaf and hearing.
Debido a que es un carácter fuertemente visual del arte, que reúne a todas las otras artes e idiomas, el teatro tiene gran receptividad en las comunidades sordas y puede ser un enfoque pedagógico eficaz para mejorar el rendimiento de los estudiantes sordos y hacerla más interesante y educación significativa. El objetivo de este trabajo es llevar a reflexiones sobre los beneficios del uso del teatro en la educación de los sordos. La experiencia dramática traído al aula ayuda a desarrollo cognitivo y se puede evaluar como una ruta a través del cual se produce la transformación de la interioridad sordos y también su realidad externa. Para desarrollar este trabajo, era obras esenciales de Courtney y Reverbel, en relación con el teatro y la educación, así como los textos Freitas, que se desarrolló la investigación sobre el teatro y la educación de los sordos, señalando la importancia de las actividades de dramatización teatral, propuesta en los salones de clase para motivar a las prácticas del lenguaje escrito en lengua portuguesa, el estudiante sordo, y la reducción de las barreras del idioma entre sordos y oyentes.
Palavras-chave: Teatro
Educação de surdos
Inclusão
Theater
Deaf education
Inclusion
Educación sorda
De inclusión
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria Regino
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: VIEIRA, Divino Gomes; LIMA, Hildomar José de. O teatro como instrumento pedagógico na educação de surdos. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 93-102, jan./jun. 2016. Disponível em:https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/39646/20231.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v1i1.39646
Identificador do documento: 10.5216/rs.v1i1.39646
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17492
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Divino Gomes Vieira - 2016.pdf205,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons