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Tipo do documento: Artigo
Título: Língua brasileira de sinais: uma reflexão acerca da relação entre assimetria de informação e bem estar
Título(s) alternativo(s): Brazilian sign language: a reflection about the relationship between information asymmetry and welfare
Lengua brasileña de señas: una reflexión sobre la relación entre la asimetría de información y bienestar
Autor: Duarte, Leydiane Ribeiro
Casari, Priscila
Resumo: Este artigo relata alguns dos resultados do trabalho realizado em um curso profissionalizante de Língua de Sinais. Apresenta uma breve discussão acerca do termo assimetria de informação, relacionando-o com o bem-estar, discorrendo também acerca da criação de leis sobre, além de apontar alguns dos benefícios relatados por alunos de Libras, com o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. As aulas fazem parte de um projeto da Secretaria do Trabalho e ocorreram na Faculdade Delta na cidade de Goiânia. A maioria das pesquisas apresenta as dificuldades que permeiam a comunicação do sujeito surdo; neste relato, porém, o objetivo é mostrar que a falta de conhecimento da língua, também acarreta desconforto para os ouvintes. A relevância do trabalho justifica-se pela necessidade da criação de políticas públicas que incentivem a divulgação e ampliação do uso da Língua de Sinais no país, como fator crucial na quebra de barreiras lingüísticas entre surdos e ouvintes.
Abstract: This article is about an experience report of conclusions drawn by a teacher working in a professional Sign Language course. We present a brief discussion on the term asymmetry of information relating it to the welfare concept. We also talk about creating laws that promote the Brazilian Sign Language (Libras) and point out the benefits that Libras students had while learning the new language. The classes were part of a project of the Department of Labor and took place at Delta College in the city of Goiania. Most of the researches done show the difficulties that permeate the communication of the deaf subject; in this report, however, the goal is to show that the lack of knowledge of the language is also detrimental to the listeners. The relevance of the work is justified by the need to create public policies that encourage the dissemination and expansion of the use of Sign Language in the country as a crucial factor in breaking down language barriers.
Este artículo relata algunos resultados del trabajo desarrollado en un curso profesionalizante de Lengua de Señas. Presenta una breve discusión acerca de la expresión asimetría de información relacionándolo al bienestar, discutiendo, al mismo tiempo, la creación de leyes que promocionen la LIBRAS. Además de eso, señala algunos de los beneficios que los estudiantes de LIBRAS relatan haber obtenido al aprender esa lengua. Las clases son parte de un proyecto de la Secretaría del Trabajo y se desarrollaron en el Instituto de Educación Superior Delta, en la ciudad de Goiânia. Grande parte de las investigaciones presenta las dificultades por las que atraviesa la comunicación del sujeto sordo; en este relato, sin embargo, el objetivo es mostrar que la falta de conocimiento de la lengua también trae incómodos para los oyentes. La relevancia del trabajo se justifica por la necesidad de crear políticas públicas que fomenten la difusión y expansión del uso de la lengua de señas en el país, al ser observada como un factor crucial para la ruptura de barreras lingüística entre sordos y oyentes.
Palavras-chave: Assimetria de informação
Língua de Sinais
Bem estar
Information asymmetry
Sign Language
Welfare
Asimetría de información
Lengua de Señas
Bienestar
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria de Oliveira Regina
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: DUARTE, Leydiane Ribeiro; CASARI, Priscila. Língua brasileira de sinais: uma reflexão acerca da relação entre assimetria de informação e bem estar. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 88-95, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/41802/23374.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v2i1.41802
Identificador do documento: 10.5216/rs.v2i1.41802
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17521
Data de publicação: Jun-2017
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