Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17525
Tipo do documento: Artigo
Título: Une étude comparative de la langue des signes québécoise (LSQ) et la langue brésilienne des signes (libras): quelques aspects linguistiques, socio-politique-culturels et historiques
Título(s) alternativo(s): Um estudo comparativo entre a língua de sinais quebequiana (LSQ) e a lingua brasileira de sinais (libras): alguns aspectos linguísticos, socio-políticos-culturais e históricos
A comparative study between the quebecian sign language (LSQ) and the brazilian language of signs (libras): some language, socio-political, cultural and historical aspects
Autor: Rios, Luiz Maurício
Gomes, Valdirene Maria de Araújo
Resumo: O objetivo principal deste artigo é promover o conhecimento e a compreensão dos Estudos Surdos no Canadá e no Brasil, a partir de estudos comparativos entre a Língua de Sinais Quebequense (LSQ) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Também se faz uma breve abordagem de alguns aspectos linguísticos, sócio-político-culturais e históricos da Cultura Surda, objetivando apresentar alguns estudos ligados às questões do ensino das línguas de sinais e à inclusão do indivíduo surdo na sociedade, focando, especialmente, a história da origem do ensino e das pesquisas nesse domínio. É importante assinalar que este artigo se insere no quadro dos estudos comparados, o que poderá ser uma abertura para o diálogo entre as diferentes pesquisas e abordagens sobre o tema, desenvolvidos nesses dois países americanos, a fim de procurar, juntos, soluções estratégicas de inclusão social e de elaboração de políticas de diversidade cultural: a cultura oral e a cultura surda.
Abstract: L’objectif principal de cet article est de promouvoir la connaissance et la comphéhension des Études Sourdes au Canada et au Brésil, à partir d’études comparatives de la Langue des Signes Québécoise (LSQ) et la Langue Brésilienne des Signes (LIBRAS). Nous faisons, aussi, une brève approche de quelques aspects linguistiques, socio-politique-culturels et historiques de la Culture Sourde, avec l’aspiration de démontrer quelques études liées aux questions de l´enseignement des langues des signes et à l´inclusion de l´individu sourd à la société, en spécial, l´histoire de l´origine de l´enseignement et des recherches dans ce domaine. Il est pertinent de signaler que cet article s´inscrit dans le cadre des études comparées, ce qui pourra être une ouverture au dialogue entre les différentes recherches et approches sur ce thème, développées dans ces deux pays américains, afin de chercher ensemble des solutions stratégiques d´inclusion sociale et d´élaboration de politiques de diversité culturelle : la culture orale et la culture des sourds.
The main objective of this article is to promote the knowledge and understanding of Canada in Brazil, based on comparative studies of the Quebec Sign Language (QSL) and the Brazilian Sign Language (LIBRAS), and some linguistic, social, political and historical aspects, opening the dialogue on this subject. Another objective is to present some studies related to the issue of sign language teaching and the inclusion of deaf individuals in the society: the history of the origin of teaching and research in this field. It is relevant to point out that this article is part of the comparative studies, which may be the opening to the dialogue between different researches and approaches on this topic, developed in these two American countries, in order to seek, together, for strategic solutions of social inclusion and of cultural diversity policy making: oral culture and deaf culture.
Palavras-chave: Langue des signes québécoise (LSQ)
Langue Brésilienne de Signes (LI BRAS)
Bilinguisme
Enseignement des langues des signes
Língua de Sinais Quebequense (LSQ)
Língua brasileira de sinais (LIBRAS)
Bilinguismo
Ensino de língua de sinais
Quebec sign language (LSQ)
Brazilian sign language (LIBRAS)
Bilingualism
Sign language teaching
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria de Oliveira Regina
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: RIOS, Luiz Maurício; GOMES, Valdirene Maria de Araújo. Une étude comparative de la langue des signes québécoise (LSQ) et la langue brésilienne des signes (libras): quelques aspects linguistiques, socio-politique-culturels et historiques. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 2, p.235-245, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/50656/24804.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v2i2.50656
Identificador do documento: 10.5216/rs.v2i2.50656
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17525
Data de publicação: Dez-2017
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Luiz Maurício Rios - 2017.pdf236,8 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons