Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17543
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino e o aprendizado do inglês como língua estrangeira em uma escola bilíngue para surdos: reflexões sobre a prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning english as a foreign language in a bilingual school for the deaf: reflections on pedagogical practice
La enseñanza y el aprendizaje de inglés como lengua extranjera en una escuela bilíngüe para sordos: reflexiones sobre la práctica pedagógica
Autor: Borges, Edvanilda Antônia
Lima, Layane Rodrigues de
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar facilidades e dificuldades próprias ao processo de ensino e de aprendizagem do inglês como LE por alunos surdos em uma escola bilíngue, localizada em Brasília-DF. A base teórica se pauta nas discussões sobre o sujeito surdo, sua língua e sua cultura, bem como sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Foram realizadas observações de aulas, entrevistas e aplicados questionários a quatro estudantes surdas e a duas professoras de inglês da escola observada. Os dados indicam a necessidade de se utilizar métodos de ensino que contemplem as especificidades linguísticas e culturais dos surdos, especialmente no que se refere ao uso da Língua Brasileira de Sinais nesse processo.
Abstract: This article aims to describe the ease and difficulties inherent to the process of teaching and learning English as an FL by deaf students in a bilingual school located in Brasília-DF. The theoretical framework is based on discussions about the deaf subject, their language and culture, as well as on the teaching and learning process. Observations of classes, interviews and questionnaires were carried out to four deaf students and two English teachers in the observed school. The data indicate the need to use teaching methodologies that contemplate the linguistic and cultural specificities of the deaf, especially regarding the use of the Brazilian Sign Language in this process.
Este artículo tiene el objetivo de narrar las facilidad y las dificultades propias al proceso de enseñanza y aprendizaje de inglés como LE por alumnos sordos en una escuela bilingüe, ubicada en Brasilia-DF. La base teórica se pauta en las discusiones sobre el sujeto sordo, su lengua y su cultura, así como en el proceso de enseñanza y de aprendizaje. Se realizaron observaciones de las clases, entrevistas y se aplicaron cuestionarios a cuatro estudiantes sordas y a dos profesoras de inglés en la escuela observada. Los datos indican la necesidad de utilizar métodos de enseñanza que contemplen las particularidades lingüísticas y culturales de los sordos, especialmente en lo que se refiere al uso de la Lengua Brasileña de Señales en este proceso.
Palavras-chave: Escola bilíngue
Ensino/aprendizagem
Inglês
Surdos
Bilingual school
Teaching / learning
English
Deaf people
Escuela bilingüe
Enseñanza / aprendizaje
Inglés
Personas sordas
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria de Oliveira Regina
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: BORGES, Edvanilda Antônia; LIMA, Layane Rodrigues de. O ensino e o aprendizado do inglês como língua estrangeira em uma escola bilíngue para surdos: reflexões sobre a prática pedagógica. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p.68-86, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55515/26938.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v3i2.55515
Identificador do documento: 10.5216/rs.v3i2.55515
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17543
Data de publicação: Dez-2018
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Edvanilda Antônia Borges - 2018.pdf425,79 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons