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Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino de libras nos cursos de formação de professores: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): The teaching of libras in teacher training courses: challenges and possibilities
La enseñanza de libras en los cursos de formación del profesorado: desafíos y posibilidades
Autor: Paiva, Gláucia Xavier dos Santos
Faria, Juliana Guimarães
Chaveiro, Neuma
Resumo: O ensino de Libras nos cursos de formação de professores é obrigatório, conforme estabelecido pela Legislação brasileira. Contudo, ainda há discussões sobre os conteúdos e a carga horária dessas disciplinas. O objetivo deste trabalho é expor algumas reflexões sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de Licenciatura. As considerações aqui apresentadas são fruto de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e encontram-se dispostas em duas seções “A Libras como disciplina obrigatória: desafios encontrados” e “Libras nas Licenciaturas: vislumbrando possibilidades”. Nossas considerações finais não pretendem esgotar o tema, tampouco temos a intenção de apontar um único caminho. O intento deste trabalho é, antes de tudo, contribuir para o crescimento qualitativo do processo em questão, alertando para a necessidade de ampliação do debate a respeito do tema.
Abstract: As established by Brazilian legislation, the teaching of Libras is compulsory in teacher training courses. However, there is still lack of clarity on the workload and content to be taught. Thus, this article has the objective of promoting some reflections on the teaching of the Brazilian Sign Language (Libras) in undergraduate courses. The considerations presented here are the result of a qualitative bibliographical study and they are arranged in two sections titled "Libras as a compulsory subject: challenges encountered" and "Libras in teacher development courses: glimpsing the possibilities". Our final considerations are not intended to exhaust the theme, nor do we intend to point out a single path. Our intention is, above all, to contribute to the qualitative growth of the concerned process, alerting to the need to broaden the debate on the subject.
Conforme establecido por la Legislación brasileña, la enseñanza de LIBRAS en los cursos de formación del profesorado es obligatoria. Sin embargo, aún hay discusiones sobre los contenidos y la carga horaria de esa asignatura. El objetivo de este artículo es exponer algunas reflexiones sobre la enseñanza de la Lengua Brasileña de Signos (LIBRAS) en los cursos de formación del profesorado. Las opiniones que presentamos son fruto de un estudio bibliográfico de cuño cualitativo y divididas en: “La LIBRAS como asignatura obligatoria: desafíos encontrados” y “Libras en las Carreras de Formación del Profesorado: vislumbrando posibilidades”. Nuestras exposiciones finales no pretenden agotar el tema, tampoco tenemos la intención de indicar un único camino. Nuestra intención es, antes de todo, contribuir para el crecimiento de la calidad del proceso en cuestión, alertando sobre la necesidad de ampliar el debate sobre el tema.
Palavras-chave: Surdo
Libras
Ensino
Formação de professores
Deaf
Teaching
Teacher training
Sordos
Educación
Formación del profesorado
País: Brasil
Instituição: Sueli Maria de Oliveira Regina
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: PAIVA, Gláucia Xavier dos Santos; FARIA, Juliana Guimarães; CHAVEIRO, Neuma. O ensino de libras nos cursos de formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 68-80, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/53145/25772.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rs.v3i1.53145
Identificador do documento: 10.5216/rs.v3i1.53145
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17544
Data de publicação: Jun-2018
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