Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17552
Tipo do documento: Artigo
Título: Reflexões em torno do tema contextual “etnicidade e diversidade cultural”
Autor: Nazareno, Elias
Araújo, Ordália Cristina Gonçalves
Resumo: O texto analisa o resultado das atividades propostas do Tema Contextual “Etnicidade e Diversidade Cultural” durante a primeira etapa do Curso de Educação Intercultural da UFG em 2017 com a turma composta por estudantes de diversos povos indígenas e ressalta, principalmente, a contribuição dos estudantes em relação ao debate sobre a diversidade cultural presente na sociedade brasileira. Significativas sugestões foram feitas para o trabalho com essa temática no ensino básico indígena e nãoindígena a partir de reflexões em torno do reconhecimento da diversidade cultural brasileira e do lugar da escola para os povos indígenas.
Abstract: The text analyzes the results of the proposed activities of the Contextual Theme “Ethnicity and Cultural Diversity” during the first stage of the Intercultural Education Course of the UFG in 2017 with the group composed of students from several indigenous peoples and mainly emphasizes the contribution of the students in Relation to the debate on cultural diversity present in Brazilian society. Significant suggestions were made to work with this theme in indigenous and non-indigenous basic education based on reflections on the recognition of Brazilian cultural diversity and the place of the school for indigenous peoples.
Palavras-chave: Tema contextual
Diversidade cultural
Escola
Contextual theme
Cultural diversity
School
País: Brasil
Instituição: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: NAZARENO, Elias; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves. Reflexões em torno do tema contextual “etnicidade e diversidade cultural”. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 116-132, jan./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/49007/24025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v2i1.49007
Identificador do documento: 10.5216/racs.v2i1.49007
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17552
Data de publicação: Dez-2017
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Elias Nazareno - 2017.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons