Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17562
Tipo do documento: Artigo
Título: Minhas experiências pedagógicas no curso de educação intercultural/UFG
Autor: Karajá, Paulo César Beti
Resumo: Este trabalho foi realizado na aldeia Ibutuna-Tocantins e foi muito importante no sentido de abordar os temas que foram trabalhados através das pesquisas que a licenciatura intercultural da Universidade Federal de Goiás está desenvolvendo quanto às práticas de pesquisa. Isto porque esta pesquisa foi fundamental na minha formação de professor indígena e, ao mesmo tempo, como aluno também, porque só assim podemos levar o nosso conhecimento para que seja aprofundado na prática pedagógica e em uma educação de qualidade, além de os alunos terem um ensino bilíngue diferenciado. Também refletimos bastante sobre educação indígena e educação escolar indígena.
Abstract: Kaa waõmysỹdỹỹna Ibutuna Hãwa-ki rèwinyre, Tocantins wèrbi roimyhỹre tahè awimy ròhònyre Tema mahãdu-my rarybekre ityrèdi raaõmysỹdỹỹnyre dỹỹraxi rèwinymy Licenciatura Intercultural tyyrtina-ki Universidade Federal tuu riwatohonyre, iwsè tahè rèwinyre dỹỹraxi rbilehè aõ rèlèmyhỹre. Awimy hèka tai rahare kièmy dori irbile bdè rèèryrèri tyyrtidu-my tasỹ tyyrtidỹỹdu-my ãròhònykremy bdèèrymy, kièmy dorihè iwsè rbile tyyrtidu mahãdu iny bdèdỹỹnanarèny aõni tyhymy rierykre inatxi-my bdèèryna, rityhynykre, Iny bdèèryna ta tyyrti rbi bdèèryna.
This work was carried out in the Ibutuna-Tocantins village and it was very important in order to approach the themes that were worked through the researches that the intercultural graduation of the Federal University of Goiás is developing regarding the research practices. This is because this research was fundamental in my training as an indigenous teacher and, at the same time, as a student as well, because only then can we bring our knowledge to be deepened in pedagogical practice and in a quality education, besides the students have a different Bilingual education. We also reflected a great deal on indigenous education and indigenous school education.
Palavras-chave: Povo Karajá
Educação indígena
Educação intercultural
Inymahãdu
Inybdèèryna
Intercultural rbibdèèryna
Karajá people
Indigenous education
Intercultural education
País: Brasil
Instituição: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: KARAJÁ, Paulo César Beti. Minhas experiências pedagógicas no curso de educação intercultural/UFG. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 72-80, jan./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/48998/24018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v2i1.48998
Identificador do documento: 10.5216/racs.v2i1.48998
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17562
Data de publicação: Dez-2017
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Paulo César Beti Karajá - 2017.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons