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Tipo do documento: Artigo
Título: Educação kupẽ e cosmologia Panhĩ: difícil relação?
Autor: Apinajé, Júlio Kamêr Ribeiro
Resumo: O artigo indaga e preceitua a participação e docência na política de educação escolar indígena no universo do sistema do estado onde regem suas hierarquias, na produção de uma educação escolar referente aos indígenas, onde o povo Panhĩ está em processo de apropriação e construção do seu modo próprio de elaborar e desenvolver suas tecnologias tradicionais científicas ou não científicas. Discuto as possibilidades de o estado ser mais flexível em adentrar de fato nas questões pedagógicas, na prática onde as crianças Panhĩ estão aprendendo os conhecimentos formais e não formais no âmbito de convergências e processos políticos educacionais.
Abstract: Pẽr hã kagàja kôt kagàjahkrexwỳnhjaja kot mẽpahte amnhĩ nhĩpêx nẽ paxàhpumunh tãnopxar nẽ kôt hakop. Nẽ kupẽ xàhpumunh xàmnênh kutã paxihtỳx nẽ kutã kãm mẽpahte amnhĩ nhĩpêx nẽ pajamaxpẽr ho amnhĩ rĩt kamã paxihtỳx nẽ. Pumẽ ma kupẽ xàhpumunh kaêx mã amnhĩ jagjê nẽ paxihtỳx rãhã nẽ paxirerek kêt nẽ. Na pumẽ kormã mẽ kuxwar kagàjahkrexàja kôt pajamaxpẽr o mõ nẽ prĩhã ri akop. Kêr pumẽ pajamaxpẽr mẽ pahte amnhĩ nhĩpêx kayr o mõ. Mẽh Panhĩjê xàhpumunh nẽ mãanẽn kupẽ xàhpumunhja. Ixkapẽrja kôt “estado” tãm amaxpẽr nẽ mẽ paxujahkreja pumunh nẽ tanhmã harẽnh to kêt. Kot mẽmoj punuj tanhmã kute nhũm kormã mẽ pajarẽ. Tã paxàhpumunhja piitã kamã ãm nhãm ri axpẽn mã pakujate.
The article inquires and precepts the participation of teaching in the policy of indigenous school education in the universe of the state system where it rules its hierarquies in the production of a school education referring to the natives, where these Panhĩ people are in the process of appropriation and construction of their own way of Develop and develop their traditional scientific or non-scientific technologies. I discuss the possibilities for the state to be more flexible in actually addressing the pedagogical issues in practice where Panhĩ children are learning formal and non-formal knowledge within the framework of educational policy convergences and processes.
Palavras-chave: Educação e território Panhĩ
Alfabetização
Políticas de estado
Panhĩ xujahkre nẽ papxà
Kagà pumunh
kupẽ xàhpumunh
Education and Territory Panhĩ
Literacy
State policies
País: Brasil
Instituição: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: APINAJÉ, Júlio Kamêr Ribeiro. Educação kupẽ e cosmologia Panhĩ: difícil relação? Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 160-168, jan./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/49009/24027.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v2i1.49009
Identificador do documento: 10.5216/racs.v2i1.49009
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17564
Data de publicação: Dez-2017
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