Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17567
Tipo do documento: Artigo
Título: Modos de educação
Autor: Silva, Joana Aparecida Fernandes
Resumo: Neste texto, proponho-me a pensar nos modos de poder que envolvem as escolas frequentadas por alunos indígenas e a trazer um questionamento na fé que temos na ciência ocidental, ou o que o autor citado chama de epistemologias do norte. A escola será pensada a partir de uma perspectiva da dominação colonial e a partir das contribuições de alguns autores, entre outros, tais como Gersem Baniwa e Boaventura dos Santos, dois críticos da colonialidade do poder.
Abstract: In this text, I propose to think about the modes of power that involve the schools frequented by indigenous students and to bring a questioning in the faith that we have in Western science, or what the author quoted calls Northern epistemologies. The school will be thought from a perspective of colonial domination and from the contributions of some authors, among others, such as Gersem Baniwa and Boaventura dos Santos, two critics of the coloniality of power.
Palavras-chave: Escola indígena
Ciência
Epistemologia
Colonialidade e descolonização
Indigenous school
Science
Epistemology
Coloniality and decolonization
País: Brasil
Instituição: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: SILVA, Joana Aparecida Fernandes. Modos de educação. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 425-436, jan./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/55392/26464.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v3i1.55392
Identificador do documento: 10.5216/racs.v3i1.55392
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17567
Data de publicação: Dez-2018
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Joana Aparecida Fernandes Silva - 2018.pdf365,18 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons