Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17583
Tipo do documento: Artigo
Título: Atitude pedagógica decolonial
Autor: Karajá, Nelson Wanahowa
Resumo: O trabalho, na minha prática pedagógica do estágio, é um trabalho constituído de temas contextuais inter e intraculturais que foram desenvolvidos através da pesquisa nas aldeias. O trabalho desenvolvido no estágio tem como finalidade resgatar e fortalecer a nossa cultura entre os jovens na escola e na comunidade. São temas contextuais de fortalecimento culturais. O estágio pedagógico contém vários temas contextuais que atendem demandas da minha comunidade. São experiências minhas de ensino e aprendizagem na escola e na comunidade. Uma experiência de várias descobertas que mudou o meu olhar em relação à minha cultura. O meu estágio tem como princípios pedagógicos a interculturalidade e a transdiciplinaridade.
Abstract: Waõmysỹdỹỹna rèòrarunyre-u hãwãhãwã-my rèare tyyrti ariwahinykrekoki, matuari, senado bdèèry mahãdù mynamyna rariare ryyraxi-my, waõmysỹdỹỹna iny bdèdỹỹnana-my tyyrti idi ãriwahinykre-my. Inatão bèòra-di iruyrè-my aõmysỹdỹỹna remyre tyyrti idi ariwahinykre-my iny bdèdỹỹnana-my. Kaa waõmysỹdỹỹna rewinyre iny bdèdỹỹnana idi ãritnynynykre-my, ijoi tùù arinohõti ijranykre-my, timybo juhu-u iny hỹỹna reny rỹiramyhỹ-my dỹỹraxi rbi rèèry rahù-di tyyrti rèwahinyre. Tule tori bdèdỹỹnana-my tyyrti rèwahinyre, timybo rybè rèlèmyhỹre-my tyyrti rèwahinyre. Waõmysỹdỹỹna rèwinyre tyyrti dỹỹ-du tyhy-my ãrelekremy, waijoi ariwiòhènanykre-my. Myy waijyy rèwinyre dỹỹraxi rbi. Iny bdèdỹỹnana ãrierykre-my, irbi tahè ùladù ãrièrynanykre-my tyyrtina wo-ki.
The work in my pedagogical practice of the stage, is a work composed of contextual themes Inter and intracultural that was developed through the research in the villages. The work carried out at the internship is aimed at rescuing and strengthening our culture among the youth in school and in the community, are contextual themes of cultural strengthening. The pedagogic stage contains several contextual themes that meet the demand of my community, are my experiences of teaching and learning in school and in the community. An experience of several discoveries that changed my look regarding my culture. My internship has pedagogical principles of interculturality and transdisciplinarity.
Palavras-chave: Estágios pedagógicos
Experiências
Resgate e fortalecimento cultural
Pedagogical internships
Experiences
Rescue and cultural strengthening
País: Brasil
Instituição: Maria do Socorro Pimentel da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - (FL)
Citação: KARAJÁ, Nelson Wanahowa. Atitude pedagógica decolonial. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 345-254, jan./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/55387/26459.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v3i1.55387
Identificador do documento: 10.5216/racs.v3i1.55387
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17583
Data de publicação: Dez-2018
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nelson Wanahowa Karajá - 2018.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons