Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17637
Tipo do documento: Artigo
Título: Retinopatia em paciente portador de hepatite C tratado com interferon peguilado e ribavirina: relato de caso
Título(s) alternativo(s): Retinopathy in a patient with hepatitis C treated with pegylated interferon and ribavirin: case report
Autor: Ávila, Marcos Pereira de
Freitas, André Moraes
Isaac, David Leonardo Cruvinel
Bastos, André Luis Carvalho de Moura
Pena, Rafael Valadares
Resumo: O interferon é uma citocina imunomoduladora utilizada no tratamento de diversas doenças, incluindo infecções crônicas pelo vírus da hepatite C. O interferon peguilado é uma nova forma de interferon, desenvolvida para aumentar o tempo de meia-vida da droga. Uma série de efeitos adversos têm sido associados ao uso do interferon, dentre eles a toxicidade ocular com desenvolvimento de retinopatia. As lesões oculares típicas incluem exsu- datos algodonosos e hemorragias retinianas no pólo posterior, particular- mente em torno do disco óptico. Descrevemos o caso de paciente tratado com associação de interferon peguilado e ribavirina com diminuição da acuidade visual e quadro oftalmológico compatível com retinopatia associa- da ao interferon. Quatro semanas após a suspensão do interferon, houve melhora da acuidade visual e diminuição importante das alterações retinianas.
Abstract: Interferon is an immunomodulating cytokine used to treat patients with different diseases, such as hepatitis C chronic infection. Pegylated interferon is a new type of interferon, developed to increase the half-life of the drug. Many side effects have been related to its use, including ocular toxicity and retinopathy. The most reported ocular findings are cotton-wool spots and hemorrhages located at the posterior pole and surrounding optic nerve head. We describe one case of pegylated interferon-associated retinopathy with visual loss. The patient had visual acuity improvement four weeks after discontinuation of the medication and the ocular fin- dings became much more subtle.
Palavras-chave: Hepatite C/quimioterapia
Interferon alfa-2a/uso terapêutico
Ribavirina/uso terapêutico
Quimioterapia combinada
Retina/efeitos de drogas
Acuidade visual
Retinite pigmentosa/ etiologia
Relatos de casos [tipo de publicação]
Acuidade visual
Retinite pigmentosa/ etiologia
Hepatitis C/drug therapy
Case reports [publication type]
Interferon alfa-2a/therapeutic use
Visual acuity
Ribavirin/therapeutic use
Retinitis pigmentosa/etiology
Drug therapy, combination
Retina/drug effects
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Medicina - FM (RG)
Citação: ÁVILA, Marcos Pereira de et al. Retinopatia em paciente portador de hepatite C tratado com interferon peguilado e ribavirina: relato de caso. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, São Paulo, v. 69, n. 2, p. 255-259, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0004-27492006000200022
Identificador do documento: 10.1590/S0004-27492006000200022
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17637
Data de publicação: 2006
Aparece nas coleções:FM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcos Pereira de Ávila - 2006.pdf184,12 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons