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Tipo do documento: Artigo
Título: Reflexão sobre a importância da temática saúde da família no ensino da graduação em enfermagem
Título(s) alternativo(s): Reflections on the importance of the theme family health in the nursing undergraduation course
Reflexión sobre la importancia de la temática salud de la familia en la enseñanza de enfermería
Autor: Carrijo, Clarissa Irineu de Sousa
Pontes, Daniela Oliveira
Barbosa, Maria Alves
Resumo: O estudo aborda a inserção e atuação dos enfermeiros recém-formados no Programa de Saúde da Família. Teve como objetivos: analisar as contribuições do processo de formação para a prática do enfermeiro no PSF; verificar se os enfermeiros sentem-se capacitados para trabalhar no Programa de Saúde da Família, tendo em vista o currículo vigente no curso de graduação; discutir as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros frente a vivência do Programa de Saúde da Família. Pesquisa qualitativa do tipo descritiva analítica, cujos dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada aplicada a 15 enfermeiros formados a partir do ano de 1997. A análise dos dados possibilitou a formação de duas categorias: qualificação do profissional enfermeiro na atenção primária e dificuldades e satisfação dos enfermeiros na prática de saúde da família. O estudo ao investigar o processo de formação do enfermeiro, desperta a atenção para a necessidade de melhoria da qualidade da abordagem da saúde da família na graduação do curso de enfermagem.
Abstract: This study is about the insertion and performance of the recently graduated nurses in the Family Health Program (FHP). Its aims are: to analyze the contributions of the educational process for the nursing practice in the FHP; to verify if nursing professionals feel secure about their capacity to work FHP after going through the nursing course with its specific curriculum; to discuss the difficulties faced by these professionals in this program. This is a qualitative, descriptive and analytical research. Data was obtained through semistructured interviews with 15 nursing professionals graduated since 1997.Through data analysis two categories were identified: the first was the professional qualification of first aid nursing professionals, the second was difficulties and satisfaction of these professionals as participating in the FHP. Results showed that there is a need for a better approach regarding family health in the undergraduation courses.
El estudio aborda la inserción y actuación de los enfermeros recién recibidos dentro del Programa de Salud de la Familia. Tiene como objetivos: analizar las contribuciones del proceso de formación para la práctica del enfermero en el PSF; verificar si los enfermeros se sienten capacitados para trabajar en el Programa de Salud de la Familia, teniendo en vista el currículo vigente en el curso de graduación y discutir las dificultades que ellos enfrentan al desarrollar el Programa de Salud de la Familia. Investigación calitativa de tipo descriptivo-analítica, cuyos datos se han obtenido a través de entrevista semiestructurada aplicada a 15 enfermeros recibidos a partir del año 1997. El análisis hace posible la formación de dos categorías: calificación del profesional enfermero en la atención primaria y dificultades y satisfacción del profesional en la práctica de salud de la familia. El estudio despierta la atención hacia la necesidad de mejorar la calidad respecto al tema de la salud de la familia en el curso superior de enfermería Descriptores: enfermería, Programa de Salud de la Familia; formación profesional.
Palavras-chave: Enfermagem
Programa de saúde da família
Formação profissional
Nursing
Family health program
Professional development
Enfermería
Programa de salud de la familia
Formación profesional
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: CARRIJO, Clarissa Irineu de Sousa; PONTES, Daniela Oliveira; BARBOSA, Maria Alves. Reflexão sobre a importância da temática saúde da família no ensino da graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 56, n. 2, p. 155-159, mar./abr. 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672003000200009
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672003000200009
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17654
Data de publicação: Abr-2003
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