Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17657
Tipo do documento: Artigo
Título: A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias
Título(s) alternativo(s): Health professional communication x client facing new technologies
Lá comunicación profesional de salud x cliente delante de las nuevas tecnologías
Autor: Lopes, Carmen Luci Rodrigues
Barbosa, Maria Alves
Teixeira, Maria Eunice Medeiros
Coelho, Renata Benevides
Resumo: Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados.
Abstract: Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados.
Palavras-chave: Comunicação
Clientes
Novas tecnologias
Communicotion
Clients
New technologles
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: LOPES, Carmen Luci R.; BARBOSA, Maria Alves; TEIXEIRA, Maria Eunice M.; COELHO, Renata Benevides. A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 51, n. 1, p. 53-62, jan./mar. 1998.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71671998000100005
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71671998000100005
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17657
Data de publicação: Mar-1998
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Carmen Luci Rodrigues Lopes - 1998.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons