Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17661
Tipo do documento: Artigo
Título: Comparação empírica da razão e efetividade de hedge pelos modelos de myers & thompson, auto-regressivo vetorial bivariado e vetorial de correção de erro
Autor: Oliveira Neto, Odilon José de
Figueiredo, Reginaldo Santana
Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Rezende, Simone Oliveira
Resumo: Este artigo tem por objetivo estimar a razão de hedge ótima usando vários modelos econométricos. Utilizando os preços da arroba do boi gordo para o Estado de Goiás e os preços da arroba do boi gordo no mercado futuro da BM&F, foi calculada a razão de hedge ótima utilizando: (1) o modelo de Myers & Thompson (2) o modelo auto-regressivo vetorial bivariado (VAR), e o (3) o modelo vetorial de correção do erro (VEC). A efetividade do hedge foi estimada para vários horizontes de planejamento. Encontrou-se que o a razão de hedge obtida por VEC forneceu portfólios com maiores reduções de risco (efetividade), no entanto, não geraram portfólio com os mais altos retornos. O modelo M&T foi o que apresentou menor efetividade. Por outro lado, os maiores retornos foram obtidos pela aplicação do modelo VAR. Dentre todas as relações de risco e retorno estimados pelos métodos, o que apresentou maior equilíbrio foi o modelo VEC.
Palavras-chave: Razão de hedge
Efetividade de hedge
Modelos de estimação
Risco e retorno
Boi gordo
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia e de Engenharia de Alimentos - EA (RG)
Citação: OLIVEIRA NETO, Odilon José de et al. Comparação empírica da razão e efetividade de hedge pelos modelos de myers & thompson, auto-regressivo vetorial bivariado e vetorial de correção de erro. Revista Ingepro: inovação, gestão e produção, v. 2, n. 6, p. 1-13, ago. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17661
Data de publicação: Ago-2010
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Odilon José de Oliveira Neto - 2010.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons