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Tipo do documento: Artigo
Título: Incidência de dor musculoesquelética em docentes do ensino superior
Título(s) alternativo(s): Incidence of musculoskeletal pain among university teachers
Autor: Sanchez, Hugo Machado
Gusatti, Natália
Sanchez, Eliane Gouveia de Morais
Barbosa, Maria Alves
Resumo: Contexto: O sintoma doloroso no sistema musculoesquelético é a forma mais comum de alerta do corpo humano quando este apresenta alguma lesão ou sobrecarga, podendo ser ocasionado por mau uso e uso excessivo dos sistemas corporais. Dentre tantas categorias profissionais, a classe profissional composta pelos docentes universitários é uma das que sofrem inúmeros riscos causadores de dores musculoesqueléticas, tais como carência de recursos materiais e humanos, aumento do ritmo e intensidade do trabalho. Objetivos: O objetivo deste estudo foi verificar a incidência de dores musculoesqueléticas nos docentes universitários. Métodos: A amostra foi composta por 36 docentes da Universidade de Rio Verde, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 20 e 60 anos. Inicialmente, os participantes passaram por uma entrevista composta por questões relativas as informações pessoais, dados referentes à dor e questões referentes à profissão analisada. Finalizada a primeira etapa, procedeu-se o preenchimento do Questionário Nórdico para avaliação e mensuração das dores musculoesqueléticas. Resultados: Obtidos os dados, verificou-se que as dores musculoesqueléticas foram observadas com maior incidência em região lombar, pescoço/região cervical e ombro, nesta sequência. Constatou-se ainda não haver correlação significativa entre a jornada de trabalho e a presença de dor, assim como a altura, o tempo e a jornada de trabalho com o aparecimento de dores musculoesqueléticas. Conclusões: De acordo com a amostra analisada, pode-se inferir que a incidência de dores musculoesqueléticas nos docentes é alta, independente de idade, altura, tempo e jornada de trabalho, a dor musculoesquelética está sempre presente nos docentes universitários.
Abstract: Background: The painful symptoms of musculoskeletal system is the most common way to alert the body when it has some injury or overload can be caused by misuse and overuse of body systems. Among many professions, the professional class composed of university teachers is one of suffering numerous risks causing musculoskeletal pain, such as lack of resources and manpower, increase the pace and intensity of work. Objectives: The objective of this study was to determine the incidence of musculoskeletal pain in university teacher. Methods: The sample was composed of 36 faculty members at the University of Green River, of both sexes, aged between 20 and 60 years. Initially the participants underwent an interview comprised questions concerning personal information, data on pain and issues related to profession analyzed, completed the first stage proceeded to fill the Nordic Questionnaire for the assessment and measurement of musculoskeletal pain. Results: The data obtained, it was found that the musculoskeletal pain were observed most frequently in the lower back, neck and shoulder, in this sequence. It was also no significant correlation between workload and pain, as well as the height, time and workload with the onset of musculoskeletal pain. Discussion: According to the sample, it can be inferred that the incidence of musculoskeletal pain in teachers is high, regardless of age, height, time and workload, musculoskeletal pain is always present in academics.
Palavras-chave: Lesões osteomusculares
Professor universitário
Questionário nórdico
Musculoskeletal diseases
University professor
Nordic questionnaire
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: SANCHEZ, Hugo Machado; GUSATTI, Natália; SANCHEZ, Eliane Gouveia de Morais; BARBOSA, Maria Alves. Incidência de dor musculoesquelética em docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 66-75, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17667
Data de publicação: 2013
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