Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17668
Tipo do documento: Artigo
Título: Masculinidade, vulnerabilidade e prevenção relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids entre adolescentes do sexo masculino: representações sociais em assentamento da reforma agrária
Autor: Arraes, Camila de Oliveira
Palos, Marinésia Aparecida Prado
Barbosa, Maria Alves
Teles, Sheila Araújo
Souza, Márcia Maria de
Matos, Marcos André de
Resumo: Objetivo: analisar as relações de masculinidade, vulnerabilidade e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids entre adolescentes do sexo masculino, de um assentamento da reforma agrária do Brasil Central. Método: estudo qualitativo, utilizando-se como preceitos as vertentes das representações sociais com adolescentes assentados de 12 a 24 anos. Resultados: emergiram três categorias − percepção de vulnerabilidade, gênero e vulnerabilidade e prevenção e vulnerabilidade relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids. Os adolescentes sentem-se invulneráveis às doenças de transmissão sexual ancorados nas representações sociais favoráveis à hegemonia masculina. Demonstraram, em seus discursos, um desconhecimento sobre as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids. Acredita-se que projetos institucionais como o Programa Saúde na Escola e o Programa de Atenção à Saúde do Homem constituem ferramentas imprescindíveis para minimizar fatores de vulnerabilidades nessa população, uma vez que a escola, reconhecida como equipamento social, promove a socialização de experiências e contribui para a construção da identidade do adolescente. Conclusão: as representações sociais da masculinidade colaboram para o comportamento vulnerável dos adolescentes na aquisição de doenças de transmissão sexual. Almeja-se que este estudo possa contribuir para a produção de conhecimentos e aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais, especialmente o enfermeiro, com vistas a discutir as questões relativas à sexualidade masculina dos adolescentes em situação de assentamento da reforma agrária.
Palavras-chave: Saúde do homem
Adolescente
Masculinidade
Doenças sexualmente transmissíveis
Vulnerabilidade em saúde
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: ARRAES, Camila de Oliveira; PALOS, Marinésia Aparecida Prado; BARBOSA, Maria Alves; TELES, Sheila Araújo; SOUZA, Márcia Maria de; MATOS, Marcos André de. Masculinidade, vulnerabilidade e prevenção relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids entre adolescentes do sexo masculino: representações sociais em assentamento da reforma agrária. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. 6, p. 1266-73, nov./dez. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/0104-1169.3059.2363
Identificador do documento: 10.1590/0104-1169.3059.2363
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17668
Data de publicação: Dez-2013
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Camila de Oliveira Arraes - 2013.pdf399,68 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons