Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17689
Tipo do documento: Artigo
Título: A relação docente-acadêmico no enfrentamento do morrer
Título(s) alternativo(s): The professor-student relationship in coping with dying
La relación de docente - alumno frente a la muerte
Autor: Pinho, Lícia Maria de Oliveira
Barbosa, Maria Alves
Resumo: As novas diretrizes da educação para cursos de graduação da área da saúde trazem a necessidade da formação de um profissional preparado para enfrentar a vida e a morte. Investigar a morte e o morrer, no contexto da formação do enfermeiro, significa contribuir para humanizar o estar educando e formar profissionais críticos e humanistas. Realizamos entrevistas individuais com docentes, de forma que cada um pudesse revelar o seu pensar sobre a vivência da morte e do morrer na prática educativa entre o enfermeiro/docente e o acadêmico de Enfermagem, no campo hospitalar. Para análise, nos aproximamos de algumas idéias de Heidegger, evidenciando que o educar para a morte parece somente se fazer possível a partir da reflexão do existir humano, do pensar e aceitar a finitude. Compreendendo a própria morte e o próprio existir será possível projetar possibilidades de educar para cuidar no processo de morte.
Palavras-chave: Morte
Educação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: PINHO, Lícia Maria Oliveira; BARBOSA, Maria Alves. A relação docente-acadêmico no enfrentamento do morrer. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 107-112, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0080-62342010000100015
Identificador do documento: 10.1590/S0080-62342010000100015
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17689
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lícia Maria de Oliveira Pinho - 2010.pdf177,67 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons