Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17690
Tipo do documento: Artigo
Título: Revisão de literatura sobre o atendimento ao paciente surdo pelos profissionais da saúde
Autor: Chaveiro, Neuma
Barbosa, Maria Alves
Porto, Celmo Celeno
Resumo: O objetivo deste estudo de revisão sistemática da literatura é analisar e identificar a comunicação entre o paciente surdo e o profissional da saúde, bem como investigar a assistência oferecida. Foram utilizadas as bases de dados informatizadas para a coleta de dados, tendo como palavras-chave os termos paciente, surdo e comunicação. Os resultados foram agrupados em três categorias: comunicação, formação dos profissionais da saúde e aspectos legais. A categoria comunicação aborda barreiras comunicativas, linguagem escrita e a presença do intérprete. Na segunda categoria, o foco está na formação dos profissionais referentes à comunidade surda. A terceira categoria relata os aspectos legais no atendimento ao paciente surdo. A revisão mostrou que há barreiras de comunicação entre paciente surdo e profissional da saúde, e que o atendimento é um desafio para ambos. Ressalta também a necessidade de formação sobre o paciente surdo.
Palavras-chave: Comunicação
Surdez
Linguagem de sinais
Relações profissional-paciente
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: CHAVEIRO, Neuma; BARBOSA, Maria Alves; PORTO, Celmo Celeno. Revisão de literatura sobre o atendimento ao paciente surdo pelos profissionais da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, n. 3, p. 578-583, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0080-62342008000300023
Identificador do documento: 10.1590/S0080-62342008000300023
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17690
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Neuma Chaveiro - 2008.pdf195,12 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons