Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17698
Tipo do documento: Artigo
Título: Concepções referentes à ciência e aos cientistas entre alunos de anos iniciais e alunos em formação docente
Título(s) alternativo(s): Conceptions referring to the science and scientists between pupils of initial years and pupils in teaching formation
Autor: Goldschmidt, Andrea Inês
Goldschmidt Júnior, José Luiz
Loreto, Élgion Lúcio da Silva
Resumo: Este artigo relata a investigação das concepções sobre a Ciência e sobre cientistas. O grupo pesquisado foi composto de uma amostra de 73 alunos de anos iniciais e 120 alunos em formação docente, sendo 31 oriundos do curso de Pedagogia e 89 do curso Normal, do município de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A investigação buscou analisar desenhos que representassem a Ciência e o cientista. Verificou-se que, para a maioria dos participantes, a realidade da Ciência e a concepção de cientista consistem em um conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicação social. Com base nestes resultados, são apresentadas algumas implicações educativas para discussão nos anos iniciais.
Abstract: This article reports the investigation of the conceptions of Science and of scientists. The group was composed of samples with 73 students in early years and 120 students in teacher training, with 31 students from the Faculty of Education and 89 students from the Normal course, the city of Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil. The investigation sought to examine drawings that represented science and the scientist. It was found that for most participants, the reality of science and scientists design consists of a set of stereotypes and distorted by the broadcast media. Based on these results some educational implications are presented for discussion in the early years.
Palavras-chave: Ciência
Cientista
Concepção espontânea
Science
Cientist
Spontaneous conception
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: GOLDSCHMIDT, Andrea Inês; GOLDSCHMIDT JÚNIOR, José Luiz; LORETO, Élgion Lúcio da Silva. Concepções referentes à ciência e aos cientistas entre alunos de anos iniciais e alunos em formação docente. Contexto & Educação, Ijuí, v. 29, n. 92, p. 132-164, jan./abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17698
Data de publicação: Abr-2014
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Andrea Inês Goldschmidt - 2014.pdf6,18 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons