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Tipo do documento: Artigo
Título: Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático
Título(s) alternativo(s): Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
Autor: Baptista, Leandro Vasconcelos
Azevedo, Rodolfo Brito de
Goldschmidt, Andrea Inês
Resumo: A fragmentação do conhecimento escolar se configura de forma nociva para o ensino, dificultando ao educando a apropriação do conhecimento e a construção de uma visão contextualizada que lhe permita uma percepção crítica da realidade. Na tentativa de superação da fragmentação, observamos como possibilidades a utilização de estratégias ante ao programa tradicional, a inclusão da História e Filosofia da Biologia (HFB) e a inserção de aulas práticas participativas. Assim, são apresentadas reflexões que emergiram do desenvolvimento de estratégias para proposição de aulas práticas durante o Estágio Curricular Supervisionado, com turmas de primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública. Foram desenvolvidas estratégias para os conteúdos de biologia celular e seus aspectos relacionados ao metabolismo energético, controle gênico, fotossíntese e reprodução humana. Nosso desafio se consistiu no planejamento a partir de Estratégias de Ensino, numa perspectiva de abordar a Biologia a partir dos “Estatutos do Conhecimento Biológico” e de atividades práticas, que enfatizaram o uso de experimentos e construção de modelos. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam o potencial didático do uso de estratégias em sala de aula e a modalidade de ensino de aulas práticas.
Abstract: The fragmentation of the school’s knowledge is configured in a harmful way to the teaching, making it harder to the student, the appropriation of knowledge and the construction of a contextualized vision that would allow them a critical perception of reality. In the trials of overcoming the fragmentation, we observe as possibilities, the usage of strategies faced with the traditional program, the inclusion of History and Biology’s Philosophy (HFB) and the insertion of practical and joinable classes. Therefore, some reflexions are presented that emerged from the strategies development to the proposal of practical classes during the internship program, with freshmen groups from the High School in a public school. Strategies were developed to the cellular biology contents and its human aspects. Our challenge was made of the planning starting from the Teaching Strategies, in a perspective of reaching the Biology from the “Constitution of the Biologic Knowledge) and from practical activities that emphasize the usage of experiments and construction of models. Although many difficulties may have appeared during the process, the motivation and the envelopment shown by the students confirm the didactic potential of the strategies in the classroom and the modality of the teaching in practical classes.
Palavras-chave: Estratégias
Ensino de biologia
História e filosofia da biologia
Strategies
Biology teaching
Biology’s history and philosophy
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: BAPTISTA, Leandro Vasconcelos; AZEVEDO, Rodolfo Brito de; GOLDSCHMIDT, Andrea Inês. Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático. Amazônia: revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 12, n. 23, p. 31-43, jul./dez. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.18542/amazrecm.v12i23.2428
Identificador do documento: 10.18542/amazrecm.v12i23.2428
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17699
Data de publicação: Dez-2015
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