Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17700
Tipo do documento: Artigo
Título: Investigação das concepções sobre higiene e uso de metodologias alternativas
Título(s) alternativo(s): Research into conceptions about hygiene and use of alternative methodologies
Autor: Goldschmidt, Andréa Inês
Goldschmidt Júnior, José Luiz
Michelotti, Angela
Silva, Vagner
Loreto, Elgion Lucio da Silva
Resumo: Este artigo relata a investigação sobre higiene, com uma amostra de 19 alunos de anos iniciais em uma escola privada de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Tem por objetivo investigar as concepções espontâneas sobre a higiene e identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de crianças na área da saúde. Como método de estudo, foi aplicada uma atividade prática com a turma pesquisada. As principais percepções assinalam que atividades práticas desenvolvidas facilitam a aprendizagem, possibilitam maior envolvimento, permitem momentos de distração, possibilitam revisão de conteúdos e necessitam de conhecimentos prévios. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas para discussão nos anos iniciais.
Abstract: This paper shows the results of research about hygiene. The sample group was from a school in the municipality Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. The group studied was composed of 19 pupils from both the nursery and basic education phases of the school. This study aims to research of spontaneous conceptions and propose a roadmap of activities on identify the contributions of a teaching method, centered in a ludic education approach, for the teaching and learning of students in the health area. To assess the responses from the children, an interview was made using an experimental methodology was applied with one of the groups surveyed. Students who participated in the methodological activity, were interviewed again. The main perceptions showed that the developed game made the learning process easier and allowed a stronger involvement, moments of distraction and enabled subjects review and it showed that previous knowledge was demanded. Based on these results some educational implications are presented for discussion in the early years.
Palavras-chave: Conceitos prévios
Higiene e metodologia de ensino
Previous conceptions
Hygiene, teaching methodology
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; GOLDSCHMIDT JÚNIOR, José Luiz; MICHELOTTI, Angela; SILVA, Vagner; LORETO, Elgion Lucio da Silva. Investigação das concepções sobre higiene e uso de metodologias alternativas. Amazônia: revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 10, n. 19, p. 94-105, ago./dez. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.18542/amazrecm.v10i19.2188
Identificador do documento: 10.18542/amazrecm.v10i19.2188
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17700
Data de publicação: Dez-2013
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Andréa Inês Goldschmidt - 2013.pdf292,37 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons