Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17702
Tipo do documento: Artigo
Título: A formação de professores e suas relações com cultura e sociedade: a educação escolar indígena no centro das atenções
Título(s) alternativo(s): Teacher education and its relations with culture and society: indigenous school education at the center of attention
Autor: Rodrigues, Maximino
Ferreira, Rogério
Domite, Maria do Carmo Santos
Resumo: Este trabalho reflete a situação atual em torno da formação de professores indígenas por meio da construção de um diálogo entre três educadores, dois deles educadores nãoindígenas envolvidos com a educação escolar indígena e um educador indígena comprometido com a educação do seu povo. A formação de professores, de modo sócioculturalmente situado, está no centro das atenções do trabalho. A “escuta” como um meio de falar com o “outro” é um dos focos teóricos desse exercício entre formadores e professores, o qual tem o diálogo como um meio para tomada de consciência. No referido processo dialógico foi possível perceber quão rica pode ser uma dinâmica entre educadores de contextos culturais diferentes. Ficou evidente a vontade do educador/povo indígena colocar suas idéias na construção da escola indígena. Isso mostra o grande desafio colocado ao educador não-indígena quando visa contribuir para a organização da educação escolar de distintas nações indígenas.
Abstract: This paper reflects the current situation surrounding indigenous teacher education by means of the construction of a dialogue among three educators, two of them nonindigenous educators involved with indigenous school education and one indigenous educator committed to the education of his people. Teacher education, situated in a socio-cultural way, is the center of attention in this paper. “Listening” as a way of talking with the “other” is one of the theoretical focuses of this exercise between teacher educators and teachers, which uses dialogue as a means to increase awareness. In the dialogic process mentione, it was possible to realize how rich a dynamic between educators from different cultural contexts can be. The desire of the indigenous educator and his/ her people to contribute their ideas to the construction of the indigenous school became evident. This shows the great challenge for non-indigenous educators seeking to contribute to the organization of the school education of distinct indigenous nations.
Palavras-chave: Diálogo intercultural
Formação de professores
Educação escolar indígena
Intercultural dialogue
Teacher education
Indigenous school education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: RODRIGUES, Maximino; FERREIRA, Rogério; DOMITE, Maria do Carmo Santos. A formação de professores e suas relações com cultura e sociedade: a educação escolar indígena no centro das atenções. Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 34, p. 263-281, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17702
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maximino Rodrigues - 2009.pdf157,57 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons