Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17703
Tipo do documento: Artigo
Título: Bases epistemológicas Akwẽ-Xerente e Apyãwa: reflexões sobre a educação de jovens e adultos em terras indígenas
Autor: Ferreira, Rogério
Resumo: Esse artigo intenciona, a partir de uma breve aproximação das bases epistemológicas dos povos Akwẽ-Xerente e Apyãwa, refletir criticamente sobre a atual inserção da modalidade Educação de Jovens e Adultos em terras indígenas. Para tanto, a Educação Escolar Indígena é focada não mais nas diretrizes que julgavam necessárias para retirar do indígena a sua historicidade, mas sim sob a ótica da descolonização dos povos indígenas por meio do fortalecimento das suas culturas. A valorização dos saberes e vontades indígenas como elementos principais de uma educação efetivamente intercultural é refletida como uma necessidade para a inserção política do indígena nos espaços decisórios da sociedade brasileira. A dualidade que sustenta a cultura Akwẽ-Xerente, bem como os modos tradicionais de educar dos Apyãwa procuram fomentar neste texto sensibilidades necessárias ao desenvolvimento de programas educacionais voltados às nações indígenas.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
EJA
Historicidade
Currículo
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: FERREIRA, Rogério. Bases epistemológicas Akwẽ -Xerente e Apyãwa: reflexões sobre a educação de jovens e adultos em terras indígenas. Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 1, n. 1, p. 7-13, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17703
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rogério Ferreira - 2011.pdf324,3 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons