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Tipo do documento: Artigo
Título: A morte e o morrer no cotidiano de docentes de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Death and dying in the daily activities of nursing teachers
La muerte y el morir en el cotidiano de docentes de enfermería
Autor: Pinho, Lícia Maria Oliveira
Barbosa, Maria Alves
Resumo: O objetivo foi conhecer as formas de abordagem sobre a morte adotadas por docentes de enfermagem. É uma pesquisa de natureza qualitativa, fenomenológica, realizada em três universidades situadas na cidade de Goiânia-GO, entre outubro de 2006 e março de 2007. O estudo foi constituído por depoimentos de 12 docentes de enfermagem do sexo feminino. O material do estudo foi coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas. Foi detectada a falta de preparo e habilidade dos docentes para lidar com as questões da morte. Considerou-se que, para educar visando o cuidar da pessoa frente à morte e o morrer, não basta criar novas disciplinas ou incorporar conteúdos sobre o tema; é preciso refletir sobre o sentido da vida e do próprio cuidar, questionar o processo ensino/aprendizagem. As possibilidades de educação em enfermagem frente à morte e o morrer, no atual paradigma da modernidade e da integralidade, são insuficientes.
Abstract: The intention was to discover what approaches professors of nursing take to death. This phenomenological, qualitative study was conducted in three universities in the city of Goiânia, Goiás State, from October 2006 to March 2007. It comprised testimonies from 12 female professors of nursing. The study material was collected by means of semistructured interviews. Professors were discovered to lack preparation and skills for addressing death-related issues. It would seem that in order to educate with a view to providing care for patients faced with dying and death, it is not enough to create new disciplines or to incorporate content on the subject; rather, it is necessary to reflect on the meaning of life and of caring, as well as to question the teaching and learning process. The prospects for educating nurses to deal with dying and death, to modern standards and paradigms of comprehensiveness, are currently unsatisfactory.
El objetivo de este trabajo fue conocer las formas de abordaje acerca de la muerte adoptadas por docentes de enfermería. Es un estudio de naturaleza cualitativa fenomenológica, realizado en tres universidades ubicadas en la ciudad de Goiânia-GO-Brasil, en el período entre octubre de 2006 y marzo de 2007. El estudio fue constituido por declaraciones de 12 docentes de enfermería del sexo femenino. El material del estudio fue colectado mediante entrevistas semi-estructuradas. En él fue detectada la falta de preparo y habilidad de los docentes para hacer frente a las cuestiones de la muerte. Se consideró que, para educar con el fin de cuidar de la persona en el proceso de la muerte, no basta crear nuevas asignaturas o incorporar contenidos sobre el tema; hay que reflexionar sobre el sentido de la vida y del propio cuidar, cuestionar el proceso enseñanza/aprendizaje. Las posibilidades de educación para la muerte, en el actual paradigma de la modernidad y de la integridad, son insuficientes.
Palavras-chave: Processo de morte-morrer
Docente de enfermagem
Ensino de enfermagem
Fenomenologia
Death
Process of dying
Nursing
Phenomenology
Proceso de morte-morir
Docente de enfermería
Enseñanza de enfermería
Fenomenología
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: BARBOSA, Maria Alves; PINHO, Lícia Maria Oliveira. A morte e o morrer no cotidiano de docentes de enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 243-248, abr./jun. 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17728
Data de publicação: Jun-2008
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