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Tipo do documento: Artigo
Título: Língua brasileira de sinais: um desafio para a assistência de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Brazilian language of signals: a challenge for the nursing assistance
Autor: Barbosa, Maria Alves
Oliveira, Márcia Arimatéa de
Siqueira, Karina Machado
Damas, Keyti Cristine Alves
Prado, Marinésia Aparecida do
Resumo: A comunicação é um processo de troca de mensagens que permite a compreensão do mundo e a relação com outros indivíduos. Considerando a complexidade da deficiência auditiva, foram estabelecidos como objetivos deste estudo: discutir a relevância da comunicação não-verbal na relação profissional x cliente e identificar percepções de alunos do ensino profissionalizante de Enfermagem sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na assistência ao paciente com deficiência auditiva. Este estudo qualitativo, cuja população constituiu-se de 87 alunos do ensino profissionalizante de enfermagem, foi realizado em Goiânia, em 2002 e 2003. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário. Os dados evidenciaram que a comunicação não-verbal é um meio importante para a troca de informações e que a LIBRAS possibilita o contato com o portador de deficiência auditiva. Concluiu-se, entre outros aspectos, que a comunicação efetiva é um fator de humanização à medida que contribui para a qualidade das interações humanas e facilita a satisfação das necessidades do cliente.
Abstract: Communication is a process of messages exchange that helps understanding the world and the relationships between individuals. The aims of this study were established considering the complexity of the hearing deficiency,: to discuss the relevance of non-verbal communication in the relationship between professional and client and to identify the perception of the use of the Brazilian Language of Signals - LIBRAS by students of assistant and technical nursing courses when assisting the hearing deficient client. It is a qualitative study having students of assistant and technical nursing courses as its focus population. A questionnaire was used for the collection of data. The findings show that nonverbal communication is an important means of exchanging information and that LIBRAS enables contact with the hearing deficient client. In conclusion, effective communication is a humanizing factor because it contributes to the quality of human interaction and facilitates the satisfaction of the clients needs.
Palavras-chave: Comunicação
Enfermagem
Humanização
LIBRAS
Communication
Nursing
Humanizing
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: BARBOSA, Maria Alves; OLIVEIRA, Márcia Arimatéa de; SIQUEIRA, Karina Machado; DAMAS, Keyti Cristine Alves; PRADO, Marinésia Aparecida do. Língua brasileira de sinais: um desafio para a assistência de enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 11, p. 247-251, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17732
Data de publicação: 2003
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