Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17777
Tipo do documento: Artigo
Título: O processo de diagnosticar e o seu ensino
Título(s) alternativo(s): The process of diagnosis and its teaching
Autor: Carvalho, Emilia Campos de
Bachion, Maria Márcia
Ferraz, Ana Emilia Pace
Veiga, Eugênia Velludo
Ruffino, Mareia Caron
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
Resumo: Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação.
Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem
NANDA
Ensino
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: CARVALHO, Emilia Campos de; BACHION, Maria Márcia; FERRAZ, Ana Emilia Pace; VEIGA, Eugênia Velludo; RUFFINO, Mareia Caron; ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz. O processo de diagnosticar e seu ensino. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 33-43, abr. 1996.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0080-62341996000100004
Identificador do documento: 10.1590/S0080-62341996000100004
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17777
Data de publicação: Abr-1996
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Emilia Campos de Carvalho - 1996.pdf251,9 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons