Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17782
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização
Título(s) alternativo(s): Teaching physical pulmonary examination through the problem-based method
La ensenãnza del examen físico de los pulmones a través del método de la problematización
Autor: Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
Carvalho, Emilia Campos de
Bachion, Maria Márcia
Resumo: Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.
Abstract: Action-research was accomplished at the Federal University of Goiás College of Nursing in 1998 aiming at implementing and analyzing the teaching resources of physical pulmonary examination through the problem-based method. The Arch Method Phases were developed with sophomores in the undergraduate Nursing Course. During the Conclusion Hypothesis phase, the need of various activities in order to fix the theme was observed. In the theoretical and psycho-motor evaluation, we verified that the students had more difficulty in performing percussion and palpitation. It was concluded that the application of the problembased pedagogy in physical examination was feasible.
Realizamos una investigación-acción en la Facultad de Enfermería cuyo objetivo fue desenvolver la enseñanza del examen físico de los pulmones a través de la problematización. Desarrollamos las fases del Método del “Arco” junto con los estudiantes del segundo año de Pregrado en Enfermería. Resaltamos que durante la fase de hipótesis de solución percibimos la necesidad de varias actividades para entender el tema. En la evaluación teórica y psicomotora constatamos que los alumnos tuvieron mayor dificultad en la percusión e palpación. Concluimos que es posible la aplicación de la pedagogía de la problematización en la enseñanza del examen físico.
Palavras-chave: Ensino
Enfermagem
Exame físico
Teaching
Nursing
Physical examination
Enseñanza
Enfermería
Examen físico
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: NAKATANI, Adelia Yaeko Kyosen; CARVALHO, Emilia Campos de; BACHION, Maria Márcia. O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 6, p. 117-123, dez. 2000.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0104-11692000000600017
Identificador do documento: 10.1590/S0104-11692000000600017
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17782
Data de publicação: Dez-2000
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adelia Yaeko Kyosen Nakatani - 2000.pdf151,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons