Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17783
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino de comunicação em enfermagem - um desafio
Título(s) alternativo(s): The teaching of nursing communication: a challenge
La enseñanza de la comunicación en enfermería - un desafio
Autor: Carvalho, Emília Campos de
Bachion, Maria Marcia
Almeida, Luciana C. P.
Medeiros, Renata Nascimento
Resumo: O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.
Abstract: The use of video has been described in the literature as favourable to changes in behaviours during communication. This study aimed at verifying the effect of a training programme in the use of categories of confirmation and discordance during the interaction (oral communication) between students and patients. The results evidenced the predominance of confirmation categories in interactions: there were no significant changes in the interaction profile before and after training. Authors concluded that the teaching of communication abilities has to be done during the undergraduate course and not only in one course or period.
El uso del video ha sido descrito en la literatura como favorable a los cambios de comportamientos durante la comunicación. Este estudio buscó verificar el efecto de un entrenamiento en el empleo de categorías de confirmación y desconfirmación durante la interacción (comunicación oral) entre alumno y paciente hospitalizado. Los resultados evidenciaron el predominio de las categorías de confirmación en las interacciones: no hubo cambios significativas en el perfil de interacción antes y después del entrenamiento. Concluimos que la enseñanza de habilidades comunicativas debe ser hecha durante todo el curso de graduación y no puede ser de la responsabilidad solamente de una disciplina o período.
Palavras-chave: Ensino
Comunicação
Teaching
Communication
Enseñanza
Comunicación
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: CARVALHO, Emília Campos de; BACHION, Maria Marcia; ALMEIDA, Luciana C. P.; MEDEIROS, Renata Nascimento. O ensino de comunicação em enfermagem - um desafio. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, n. 3, p. 27-34, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0104-11691997000300005
Identificador do documento: 10.1590/S0104-11691997000300005
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17783
Data de publicação: Jul-1997
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Emília Campos de Carvalho - 1997.pdf64,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons