Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17784
Tipo do documento: Artigo
Título: Qualidade de vida relacionada à voz: impacto de uma ação fonoaudiológica com professores
Título(s) alternativo(s): Voice-related quality of life: impact of a speech-language pathology intervention with teachers
Autor: Ribas, Tânia Maestrelli
Penteado, Regina Zanella
Garcíazapata, Marco Túlio Antonio
Resumo: Objetivo: verificar o impacto de uma ação fonoaudiológica na qualidade de vida em voz de profes- sores. Métodos: estudo quase-experimental, de caráter quantitativo, realizado com 20 professores de Ensino Fundamental de três escolas da rede pública estadual de Goiânia (GO). Os professores responderam a um protocolo de Queixas Vocais e aqueles que apresentaram três queixas participa- ram de uma ação fonoaudiológica - três encontros mensais - em que foram abordados aspectos da produção vocal, das condições e da organização do trabalho docente. Nos momentos pré e pós ação fonoaudiológica forma aplicados os protocolos de Queixas Vocais e QVV-Qualidade de Vida em Voz. Resultados: quanto às queixas vocais, houve aumento das percepções referentes a perda da voz, sensação desagradável, alergias, irritações ou inflamações e falta de ar ao falar. Houve diminuição de: falhas na voz, ardor ou dor, pigarro e/ou tosse, esforço para falar e garganta seca. Em relação ao QVV, a autoavaliação vocal se manteve praticamente inalterada, mas houve pequeno aumento na média dos escores nos domínios global e físico e diminuição no domínio socioemocional. Conclusão: a ação fonoaudiológica favoreceu aumento das percepções sobre a voz, diminuição de algumas quei- xas e discreta melhora do impacto da voz na qualidade de vida, considerando-se os domínios físico e global do QVV.
Abstract: Purpose: to evaluate the impact of speech voice on teacher’s life quality. Methods: a quantitative quasi-experimental study carried out with 20 elementary school teachers from three public schools in the city of Goiania. Teachers were asked to answer Voice Complain Protocol and those who had three complaints participated in three-monthly meetings addressing aspects of voice production, and the conditions and organization of teaching. Protocols Complaints V-RQOL – Voice Related Qualit of Life forms - were applied moments before and after phonological action. Results: regarding the vocal complaints there was an increased perception regarding voice loss, unpleasant sensations, allergies, irritations or inflammations, and shortness of breath while speaking. There was a decrease of: voice failures, burning or pain, hoarseness and/or cough, effort to speak, and dry throat. Regarding the V-RQOL vocal self-assessment remained virtually unchanged, but there was a slight increase in the global and physical average scores and decrease in the social-emotional domain (not significant). Conclusion: the speech-language action favored perceptions about the voice, decreased complaints and produced mild improvement of the voice on the teachers’ life quality, considering the physical and the global V-RQOL
Palavras-chave: Qualidade de vida
Docentes
Voz
Life quality
Voice
Faculty
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP (RG)
Citação: RIBAS, Tânia Maestrelli; PENTEADO, Regina Zanella; GARCÍA-ZAPATA, Marco Tulio A. Qualidade de vida relacionada à voz: impacto de uma ação fonoaudiológica com professores. Revista CEFAC, Campinas, v. 16, n. 2, p. 554-565, mar./abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 1982-0216
Identificador do documento: 1982-0216
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17784
Data de publicação: 2014
Aparece nas coleções:FM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tânia Maestrelli Ribas - 2014.pdf391,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons