Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17793
Tipo do documento: Artigo
Título: Desafios para a introdução da CIPE® no ensino de saúde coletiva: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Challenges for implementing CIPE® in the collective health teaching: experience report
Desafíos para la introducción de la CIPE® en la enseñanza de salud colectiva: relato de experiencia
Autor: Oliveira, Michele Dias da Silva
Rocha, Barbara Souza
Bachion, Maria Márcia
Resumo: Trata-se do relato de experiência do ensino da Teoria de Orem e da CIPE® em uma disciplina da área de saúde coletiva na graduação em enfermagem. Estratégias desenvolvidas incluíram exposição oral dialogada sobre a Teoria Geral do Autocuidado e da CIPE® e sua aplicação no cuidado de enfermagem, além da sua utilização no ensino clínico no atendimento a pessoas com hanseníase, diabetes e hipertensão arterial, mediante a realização de consultas de enfermagem supervisionadas e apresentação de estudo de caso. A Teoria de Orem foi facilmente recebida, mas a CIPE® teve resistência inicial, superada ao término das atividades de práticas clínica.
Abstract: This work describes the experience of the teaching of Orem's Theory and CIPE® (International Classification for Nursing Practice) in a subject of the collective health area in the undergraduate course of Nursing. The strategies developed comprised an speech on the General Theory of Self-Care and CIPE® and their application in the nursing care, besides their use in the clinical teaching in the service of people with Hansen's' disease, diabetes, and high blood pressure, through supervised nursing consultations and presentation of case study. The Orem's Theory was easily accepted; however CIPE® was originally seen with some resistance, which was overcome at the end of the clinical practice activities.
Se trata del relato de experiencia de la enseñanza de la Teoría de Orem y de CIPE® en una disciplina del área de salud colectiva en la graduación en enfermería. Estrategias desarrolladas incluyeron exposición oral dialogada sobre la Teoría General del Autocuidado y de la CIPE® y su aplicación en el cuidado de enfermería, además de su utilización en la enseñanza clínica en la atención a personas con lepra, diabetes e hipertensión arterial, mediante la realización de consultas de enfermería supervisadas y la presentación de estudio de caso. La Teoría de Orem fue fácilmente recibida, pero la CIPE® sufrió resistencia inicial, superada al término de las actividades de práctica clínica.
Palavras-chave: Enfermagem em saúde comunitária
Terminologia
Vocabulário
Educação em enfermagem
Community health nursing
Terminology
Vocabulary
Nursing education
Enfermería en salud comunitaria
Terminología
Vocabulario
Educación en enfermería
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: OLIVEIRA, Michele Dias da Silva; ROCHA, Barbara Souza; BACHION, Maria Márcia. Desafios para a introdução da CIPE® no ensino de saúde coletiva: relato de experiência. Enfermagem em Foco, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 7-10, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17793
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Michele Dias da Silva Oliveira - 2013.pdf95,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons