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Tipo do documento: Artigo
Título: Educação para a saúde como estratégia de intervenção de enfermagem às pessoas portadoras de diabetes
Título(s) alternativo(s): Educación en salud como estrategia de intervención de enfermería a las personas portadoras de diabetes
Health education as a nursing intervention strategy for diabetes bearers
Autor: Rêgo, Maria Aparecida Barbosa
Nakatani, Adélia Yaeko Kyosen
Bachion, Maria Márcia
Resumo: Estudo descritivo que objetivou analisar um processo de educação, enquanto estratégia de intervenção de enfermagem, junto às pessoas diabéticas, aproximando-se dos pressupostos da metodologia da problematização e do referencial teórico da educação libertadora de Paulo Freire. Participaram do estudo, durante 4 meses, 19 portadores de Diabetes do Município de Nova Aurora, Estado de Goiás, Brasil. A discussão evidenciou que a atividade educativa dialógica foi capaz de contribuir para o despertar do potencial reflexivo, crítico e criativo do grupo; apresentando-se como uma importante estratégia de intervenção para o enfermeiro que trabalha na perspectiva de emancipação de seus clientes.
Abstract: Estudio descriptivo con el objetivo de analizar un proceso de educación mientras estrategia de intervención de enfermería junto a las personas diabéticas, acercándose de los presupuestos de la metodología de la problematizacíon y del referencial teórico de la educación libertadora de Paulo Freire. Participaron del estudio, con duración de cuatro meses, diecinueve portadoras de Diabetes de la Municipalidad de Nova Aurora, Provincia de Goiás, Brasil. Los resultados evidenciaron que la actividad educativa dialógica fue capaz de contribuir para el despertar del potencial reflexivo, crítico y creativo del grupo, presentándose como una importante estrategia de intervención para el enfermero que trabaja en la perspectiva de emancipación de sus pacientes.
A descriptive study with the objective of analyzing an educational process as a nursing intervention strategy for diabetic persons approaching the Problematization Methodology assumptions and Paulo Freire’s theoretical references on freedom of education. Nineteen Diabetes bearers from the town of Nova Aurora, State of Goiás, Brazil, participated in the study over a 4-month period. The results evidenced that the dialogic educational activity was capable of contributing towards awakening the reflective, critical and creative potential of the group, presenting itself as an important intervention strategy for the nurse who works from the perspective of contributing for the patients’ emancipation.
Palavras-chave: Educação em saúde
Enfermagem em saúde comunitária
Diabetes mellitus
Educación en salud
Enfermería en salud comunitaria
Health education
Community health nursing
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: RÊGO,Maria Aparecida Barbosa; NAKATANI, Adélia Yaeko Kyosen; BACHION, Maria Márcia. Educação para a saúde como estratégia de intervenção de enfermagem às pessoas portadoras de diabetes. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 60-70, mar. 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17803
Data de publicação: Mar-2006
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