Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17853
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise histórica de danças folclóricas aplicadas à anatomia como forma educacional : uma experiência de extensão
Autor: Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Rebelo, Ana Cristina Silva
Fiuza, Tatiana de Sousa
Mata, João Roberto da
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
Barbosa, Rosana Silva
Vale, Arthur Ferreira do
Silva, Tereza Raquel de Melo Alcântara
Resumo: O folclore e sua manifestação por meio das danças e músicas típicas constitui importante forma de expressão popular capaz de representar as tradições e a cultura de uma determinada região. Dessa forma, a sua utilização como uma ferramenta de ensino e aprendizagem pode contribuir para a divulgação e valorização da cultura de um povo, ampliar o conhecimento acerca da diversidade folclórica existente e auxiliar na formação dos discentes e do público direta e indiretamente envolvido na sua prática. Com isso, o presente trabalho objetivou realizar apresentações culturais e artísticas em escolas e creches na região de Goiânia-GO, abrangendo palestras sobre o histórico das danças folclóricas, os principais movimentos corporais e os aspectos anatômicos envolvidos, além de verificar as contribuições do ensino das danças folclóricas para os participantes da ação. As ações englobaram oficinas nas escolas e centros comunitários, com explanação sobre a cultura brasileira e os aspectos históricos das danças folclóricas, com apresentações artísticas das mesmas. Foram selecionadas as danças e músicas folclóricas, analisando a motricidade humana e seus componentes anatômicos, bem como a sua forma de interação com as diversas áreas de conhecimento cultural. Foram realizadas sete apresentações de danças folclóricas, incluindo a Cana-Verde, Catira, Cavalhadas, Pastoril, Siriri, Tambor de Crioula e Vilão. Assim, observa-se que a interdisciplinaridade da música, dança e componentes curriculares, possibilita ao discente obter diferentes formas de aprendizado e estabelecer vínculos culturais com sua comunidade, além de integrar teoria e prática do movimento à luz da anatomia humana.
Abstract: Folklore and its manifestation through the typical dances and songs is an important form of popular expression capable of representing the traditions and culture of a particular region. Thus, its use as a teaching and learning tool can contribute to the dissemination and exploitation of the culture of a civilization, expand knowledge about existing folk diversity and assist in the training of students and the public directly and indirectly involved in its practice. In this way, the present study aimed to carry out cultural and artistic performances in schools and kindergartens in the Goiania-GO region, including lectures on the history of folk dances, the main body movements and anatomical aspects involved, besides to identify the contributions of teaching folk dances for the participants of the action. The actions encompassed workshops in schools and community centers, with explanation about Brazilian culture and historical aspects of folk dances, with artistic presentations. The dances and folk songs were selected, analyzing human movement, its anatomical structures and the way they interact with the various areas of cultural knowledge. Seven performances of folk dances were performed, including the Cana Verde, Catira, Cavalhadas, Pastoril, Siriri, Tambor de Crioula e Vilão. Therefore, it is observed that interdisciplinary of music, dance and curriculum components, enables the student to obtain different forms of learning and establish cultural ties with their community and to integrate theory and practice of movement in the light of the human anatomy
Palavras-chave: Folclore
Cultura
Dança
Anatomia
Movimento
Folklore
Culture
Dance
Anatomy
Movement
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: STRINI, Paulinne Junqueira Silva Andresen; REBELO, Ana Cristina Silva; FIUZA, Tatiana de Sousa; MATA, João Roberto da; STRINI, Polyanne Junqueira Silva Andresen; BARBOSA, Rosana Silva; VALE, Arthur Ferreira do; SILVA, Tereza Raquel de Melo Alcântara. Análise histórica de danças folclóricas aplicadas à anatomia como forma educacional : uma experiência de extensão. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 15, dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48520/23825.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17853
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Paulinne Junqueira Silva Andresen Strini - 2014.pdf928,32 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons