Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17874
Tipo do documento: Artigo
Título: Avaliação da importância e do aprendizado promovido em atividades de extensão universitária
Título(s) alternativo(s): Avaliation of importance and learning promoted by activities university extension
Evaluación de importancia y aprendizaje promovieron los actividades en extensión universitaria
Autor: Almeida, Nelson David Fernandes
Sousa, Rafael Dias de
Moura, Marcelo Cozac
Silva, Thiago Danillo
Strini, Polyanne Junqueira Silva Andresen
Strini, Paulinne Junqueira Silva Andresen
Resumo: Na área da saúde, o conhecimento da anatomia humana é de grande valia para a vida acadêmica e profissional dos estudantes. No entanto, o estudo e aprendizado da anatomia se mostra dificultosa entre os discentes. Memorizar estruturas e o trauma do primeiro contato com o cadáver são os principais pontos que interferem no aprendizado. Nesse sentido, a Extensão vem como alternativa para o ensino, cuja qualidade da atividade pode ser avaliada por questionários. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi oferecer e analisar palestras com visitas ao laboratório de Anatomia. O trabalho foi realizado no auditório e no laboratório de Anatomia Humana da Universidade Federal de Goiás. Participaram estudantes de nível profissionalizante de instituições públicas do Estado de Goiás. Pode-se concluir que o público alvo avaliou como positiva a contribuição do projeto no processo de formação acadêmica e, a partir dos dados, podemos julgar essas atividades como de extremo impacto para a comunidade.
Abstract: In health, knowledge of the human anatomy is of great value to the academic and professional lives of students. However, the study and learning of anatomy shown labored among students. Remember structures and the trauma of the first contact with the body are the main points that interfere with learning. In this regard, the extension comes as an alternative to teaching, which the quality of the activity can be assessed by questionnaires. Thus, the aim of this study was to analyze and offer lectures with visits to the anatomy lab. The work was held in the auditorium and in the laboratory of Anatomy, Federal University of Goiás. Participated students of professional level of public institutions of the State of Goiás. It can be concluded that the target audience assessed as positive the contribution of the project in the training process academic and, from the data, we can judge these activities as extreme impact to the community.
En materia de salud, el conocimiento de la anatomía es de gran valor para la vida académica y profesiona. Sin embargo, el estudio y el aprendizaje de la anatomía mostrados trabajaron entre los estudiantes. Recuerde estructuras y el trauma de la primera contacto con el cuerpo son los puntos principales que interfiere. A este respecto, la extensión se presenta como una alternativa a su enseñanza, la calidad de la actividad puede ser evaluada por cuestionarios. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue analizar y ofrecer conferencias con visitas al laboratorio de anatomía. El trabajo se realizó en el auditorio y en el laboratorio de Anatomía de la Universidad Federal de Goiás. Participaron estudiantes de nivel profesional de las instituciones públicas del Estado. Se puede concluir que el público evaluó como positiva la contribución del proyecto en el proceso de formación y, a partir de los datos, podemos juzgar estas actividades como el grave deterioro de la comunidad.
Palavras-chave: Anatomia
Aprendizagem
Extensão
Análise
Morfologia
Anatomy
Learning
Extension
Analysis
Morphology
El aprendizaje
Extensión
Análisis
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: ALMEIDA, Nelson David Fernandes; SOUSA, Rafael Dias de; MOURA, Marcelo Cozac; SILVA, Thiago Danillo; STRINI, Polyanne Junqueira Silva Andresen; STRINI, Paulinne Junqueira Silva Andresen. Avaliação da importância e do aprendizado promovido em atividades de extensão universitária. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 17, dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48540/23845.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17874
Data de publicação: Nov-2015
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nelson David Fernandes Almeida - 2015.pdf932,98 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons