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Tipo do documento: Artigo
Título: Conselho de alimentação escolar em escolas quilombolas goianas: exercício do controle social
Título(s) alternativo(s): School feeding council in goiás’ quilombola schools: an exercise of social control
Autor: Sousa, Lucilene Maria de
Martins, Karine Anusca
Jesus, Linda Priscila Barbosa de
Monego, Estelamaris Tronco
Alexandre, Veruska Prado
Resumo: O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por fiscalizar e acompanhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este estudo buscou identificar a atuação do CAE em escolas quilombolas em Goiás. Participaram 13 conselheiros, e para verificar possíveis associação das variáveis com o tempo de atuação no PNAE fez-se a aplicação dos índices v de Cramer´s. O acompanhamento da execução do PNAE (46,15%) e visitas às escolas (38,46%) foram as atribuições mais citadas. Quanto à fiscalização das finanças e prestação de contas, 53,85% (n=7) não conheciam o PNAE quilombola e apenas dois sabiam o valor per capita repassado. A principal dificuldade para visitar as escolas foi a falta de transporte. Observou-se associação positiva entre o tempo de atuação e o conhecimento sobre o PNAE quilombola (v = 0,5476). Verifica-se necessidade de formação contínua sobre as atribuições dos conselheiros junto ao PNAE.
Abstract: The School Feeding Council (CAE) is responsible for overseeing and monitoring the implementation of the National School Nutrition Program (PNAE). This study sought to identify the performance of the CAE in Quilombola schools in Goiás. The participants were thirteen advisors and, to verify a possible association of the variables with the running time in the PNAE, we applied Cramér’s V. The monitoring of the implementation of the PNAE (46.15%) and visits to schools (38.46%) were the most mentioned assignments. As for the supervision of finance and accounting, 53.85% (n = 7) did not know the quilombola PNAE, and only two knew the per capita amount transferred. The main difficulty to visit the schools was the lack of transport. We observed a positive association between time of work and knowledge of the quilombola PNAE (v = 0.5476). There is need for continuous training on the duties of the PNAE advisors.
Palavras-chave: Alimentação escolar
Grupo com ancestrais do continente africano
Monitoramento
School feeding
Group with ancestors from the African continent
Monitoring
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Nutrição - FANUT (RG)
Citação: SOUSA, Lucilene Maria de; MARTINS, Karine Anusca; JESUS, Linda Priscila Barbosa de; MONEGO, Estelamaris Tronco; ALEXANDRE, Veruska Prado. Conselho de alimentação escolar em escolas quilombolas goianas: exercício do controle social. Revista UFG, Goiânia, v. 16, n. 18, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/49888/24498.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17898
Data de publicação: Jun-2016
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